Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40725
Title: | O ensino de história: procedimentos didático-metodológicos na educação fundamental. |
Other Titles: | Teaching history: didactic-methodological procedures in elementary education. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. |
Keywords: | Ensino de História;Educação fundamental;Metodologia de ensino;Paradigmas historiográficos;Procedimentos didáticos metodológicos;Teaching History;Elementary Education;Teaching Methodology;Historiographic Paradigms;Methodological Teaching Procedures |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. O ensino de história: procedimentos didático-metodológicos na educação fundamental. In: II CONGRESSO NACIONAL DO CANGAÇO E III SEMANA REGIONAL DE HISTÓRIA - NORDESTES E NORDESTINIDADES: HISTÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E RELIGIOSIDADES. 3., 2011, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2011. GT 06: História da educação: sabores e saberes, multiplicidade temporal e histórica do cotidiano escolar no Nordeste/Semiárido. ISSN 2237-0676. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40725 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O trabalho objetiva apresentar uma proposta de pesquisa a se desenvolver como T.C.C. (Trabalho de Conclusão de Curso). Pretende-se, na pesquisa em andamento, refletir sobre os procedimentos didático-metodológicos utilizados, pelos professores, nas aulas de História do ensino fundamental. Atualmente, o ensino de História tem atravessado transformações nas práticas pedagógicas, perpassando diferentes, novos e diversos procedimentos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem desta disciplina escolar e pressupõe-se que essa mudança seja influenciada pelas correntes paradigmáticas da História, as quais influenciam nas práticas pedagógicas e didático-metodológicas do professor de história. Aspira-se, também, estender um olhar atento sobre o passado, pensar o ensino de história em sua historicidade, ou seja, conhecer os períodos históricos relevantes na discussão sobre ensino de História no Brasil, os quais contribuíram para a sua constituição como disciplina escolar. Deseja-se efetivar este trabalho utilizando instrumentalmente a História Oral, propondo entrevistas e questionários a professores e alunos, a própria observação das aulas de História, além de fontes documentais. PALAVRAS CHAVE: Ensino de História. Procedimentos didático-metodológicos. Metodologia de ensino. Paradigmas historiográficos. |
Keywords: | Ensino de História Educação fundamental Metodologia de ensino Paradigmas historiográficos Procedimentos didáticos metodológicos Teaching History Elementary Education Teaching Methodology Historiographic Paradigms Methodological Teaching Procedures |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40725 |
Appears in Collections: | GT 06 - História da Educação: Sabores e Saberes, Multiplicidade Temporal e Histórica do Cotidiano Escolar no Nordeste/Semiárido |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALDEIR FERNANDES DE OLIVEIRA... - III SEMANA REGIONAL DE HISTÓRIA GT6 CFP 2011.pdf | Aldeir Fernandes de Oliveira. - III Semana Regional de História GT6 CFP 2011 | 230.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.