Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO trabalho objetiva apresentar uma proposta de pesquisa a se desenvolver como T.C.C. (Trabalho de Conclusão de Curso). Pretende-se, na pesquisa em andamento, refletir sobre os procedimentos didático-metodológicos utilizados, pelos professores, nas aulas de História do ensino fundamental. Atualmente, o ensino de História tem atravessado transformações nas práticas pedagógicas, perpassando diferentes, novos e diversos procedimentos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem desta disciplina escolar e pressupõe-se que essa mudança seja influenciada pelas correntes paradigmáticas da História, as quais influenciam nas práticas pedagógicas e didático-metodológicas do professor de história. Aspira-se, também, estender um olhar atento sobre o passado, pensar o ensino de história em sua historicidade, ou seja, conhecer os períodos históricos relevantes na discussão sobre ensino de História no Brasil, os quais contribuíram para a sua constituição como disciplina escolar. Deseja-se efetivar este trabalho utilizando instrumentalmente a História Oral, propondo entrevistas e questionários a professores e alunos, a própria observação das aulas de História, além de fontes documentais. PALAVRAS CHAVE: Ensino de História. Procedimentos didático-metodológicos. Metodologia de ensino. Paradigmas historiográficos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titleO ensino de história: procedimentos didático-metodológicos na educação fundamental.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40725-
dc.date.accessioned2025-02-25T14:38:41Z-
dc.date.available2025-02-25-
dc.date.available2025-02-25T14:38:41Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação fundamentalpt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectParadigmas historiográficospt_BR
dc.subjectProcedimentos didáticos metodológicospt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subjectTeaching Methodologypt_BR
dc.subjectHistoriographic Paradigmspt_BR
dc.subjectMethodological Teaching Procedurespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Aldeir Fernandes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching history: didactic-methodological procedures in elementary education.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. O ensino de história: procedimentos didático-metodológicos na educação fundamental. In: II CONGRESSO NACIONAL DO CANGAÇO E III SEMANA REGIONAL DE HISTÓRIA - NORDESTES E NORDESTINIDADES: HISTÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E RELIGIOSIDADES. 3., 2011, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2011. GT 06: História da educação: sabores e saberes, multiplicidade temporal e histórica do cotidiano escolar no Nordeste/Semiárido. ISSN 2237-0676. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40725pt_BR
Appears in Collections:GT 06 - História da Educação: Sabores e Saberes, Multiplicidade Temporal e Histórica do Cotidiano Escolar no Nordeste/Semiárido

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALDEIR FERNANDES DE OLIVEIRA... - III SEMANA REGIONAL DE HISTÓRIA GT6 CFP 2011.pdfAldeir Fernandes de Oliveira. - III Semana Regional de História GT6 CFP 2011230.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.