Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40725
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O trabalho objetiva apresentar uma proposta de pesquisa a se desenvolver como T.C.C. (Trabalho de Conclusão de Curso). Pretende-se, na pesquisa em andamento, refletir sobre os procedimentos didático-metodológicos utilizados, pelos professores, nas aulas de História do ensino fundamental. Atualmente, o ensino de História tem atravessado transformações nas práticas pedagógicas, perpassando diferentes, novos e diversos procedimentos didático-metodológicos no processo de ensino-aprendizagem desta disciplina escolar e pressupõe-se que essa mudança seja influenciada pelas correntes paradigmáticas da História, as quais influenciam nas práticas pedagógicas e didático-metodológicas do professor de história. Aspira-se, também, estender um olhar atento sobre o passado, pensar o ensino de história em sua historicidade, ou seja, conhecer os períodos históricos relevantes na discussão sobre ensino de História no Brasil, os quais contribuíram para a sua constituição como disciplina escolar. Deseja-se efetivar este trabalho utilizando instrumentalmente a História Oral, propondo entrevistas e questionários a professores e alunos, a própria observação das aulas de História, além de fontes documentais. PALAVRAS CHAVE: Ensino de História. Procedimentos didático-metodológicos. Metodologia de ensino. Paradigmas historiográficos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | O ensino de história: procedimentos didático-metodológicos na educação fundamental. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40725 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-25T14:38:41Z | - |
dc.date.available | 2025-02-25 | - |
dc.date.available | 2025-02-25T14:38:41Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Educação fundamental | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Paradigmas historiográficos | pt_BR |
dc.subject | Procedimentos didáticos metodológicos | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Elementary Education | pt_BR |
dc.subject | Teaching Methodology | pt_BR |
dc.subject | Historiographic Paradigms | pt_BR |
dc.subject | Methodological Teaching Procedures | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching history: didactic-methodological procedures in elementary education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. O ensino de história: procedimentos didático-metodológicos na educação fundamental. In: II CONGRESSO NACIONAL DO CANGAÇO E III SEMANA REGIONAL DE HISTÓRIA - NORDESTES E NORDESTINIDADES: HISTÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E RELIGIOSIDADES. 3., 2011, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2011. GT 06: História da educação: sabores e saberes, multiplicidade temporal e histórica do cotidiano escolar no Nordeste/Semiárido. ISSN 2237-0676. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40725 | pt_BR |
Appears in Collections: | GT 06 - História da Educação: Sabores e Saberes, Multiplicidade Temporal e Histórica do Cotidiano Escolar no Nordeste/Semiárido |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALDEIR FERNANDES DE OLIVEIRA... - III SEMANA REGIONAL DE HISTÓRIA GT6 CFP 2011.pdf | Aldeir Fernandes de Oliveira. - III Semana Regional de História GT6 CFP 2011 | 230.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.