Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40666
Title: Os desafios do ensino de história e da formação cidadã em uma escola de educação profissional: EEEP Professor Moreira de Souza.
Other Titles: The challenges of teaching history and citizenship training in a professional education school: EEEP Professor Moreira de Souza.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Ana Julia Gomes de.
FARIAS, Juliana do Nascimento.
ANDRADE, Iarê Lucas.
Keywords: Ensino de História;Estudo de caso;Educação profissional;Cidadania;Escola Estadual Professor Moreira de Souza - Juazeiro do Norte - CE;Projeto PIBID - URCA;Teaching History;Case study;Professional education;Citizenship;Professor Moreira de Souza State School - Juazeiro do Norte - CE;PIBID Project - URCA
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Ana Julia Gomes de; FARIAS, Juliana do Nascimento; ANDRADE, Iarê Lucas. Os desafios do ensino de história e da formação cidadã em uma escola de educação profissional: EEEP Professor Moreira de Souza. In: VI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FONTES E HISTORIOGRAFIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO. 6., 2014, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2014. SC 06: Discursos e práticas educacionais. ISSN 2237-0668. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40666
???metadata.dc.description.resumo???: O presente artigo tem como proposta fazer um estudo sobre o ensino de história em uma escola de educação profissional, tendo como base a EEEP Professor Moreira de Souza, situada na cidade de Juazeiro do Norte no Ceará. Apoiando-se nas observações participativas realizadas pelos bolsistas do projeto PIBID URCA-história, no período entre 10 de abril e 25 de julho de 2014, assim como nos textos discutidos nos nossos encontro semanais, fazendo assim uma abordagem sobre como é visto o ensino da disciplina em relação às aulas, os planejamentos e a interação com os alunos. Colocaremos em foco o processo de inclusão e exclusão como duas faces do método educacional em uma escola profissionalizante, no sentido de mesmo incluso no mercado de trabalho o individuo pode estar excluso das relações voltadas à cidadania e à vivência social, refletindo sobre a escola formadora de profissionais e o seu papel de promover a cidadania, levando em conta que ambos os modelos são importantes, mas a cidadania possibilita que o sujeito tenha uma atuação adequada enquanto profissional, sujeito histórico e atores sociais. Traremos com referencial teórico autores como Carmen Sylvia v. Morais, Valdete Jane Cordeiro, Patrícia Nassif da Cruz, que nos auxiliaram através de seus trabalhos sobre a educação profissional, na obtenção de informações para elaboração do artigo.
Keywords: Ensino de História
Estudo de caso
Educação profissional
Cidadania
Escola Estadual Professor Moreira de Souza - Juazeiro do Norte - CE
Projeto PIBID - URCA
Teaching History
Case study
Professional education
Citizenship
Professor Moreira de Souza State School - Juazeiro do Norte - CE
PIBID Project - URCA
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40666
Appears in Collections:SC 06 - Discursos e Práticas Educacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E DA FORMAÇÃO CIDADÃ EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - VI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC06 CFP 2014.pdfOs desafios do ensino de história e da formação cidadã em uma escola de educação profissional: EEEP Professor Moreira de Souza. - VI Semana Nacional de História SC06 CFP 2014153.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.