Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40650
Title: | Ensino de história e cinema: interdisciplinaridade em sala de aula a partir da análise do documentário “Quinze Filhos” (1996). |
Other Titles: | Teaching history and cinema: interdisciplinarity in the classroom based on the analysis of the documentary “Quinze Filhos” (1996). |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Amannda Dativa de Melo MENESES, Sônia. |
Keywords: | Cinema e ensino de História;Ensino de História;História e cinema;Mídia;Memória;Documentário Quinze Filhos - 1996;Cinema and History Teaching;History Teaching;History and Cinema;Media;Memory;Documentary Quinze Filhos - 1996 |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Amannda Dativa de Melo; MENESES, Sônia. Ensino de história e cinema: interdisciplinaridade em sala de aula a partir da análise do documentário “Quinze Filhos” (1996). In: VI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FONTES E HISTORIOGRAFIA NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO. 6., 2014, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2014. SC 05: Ensino de História. ISSN 2237-0668. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40650 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Vivenciamos um período de intenso desenvolvimento de mídias no âmbito geral. Com isso, tornou-se cada vez mais complexa a comunicação do professor para com seus alunos em sala de aula mediante a linguagem sob a qual os discentes estão em contato desde cedo. Contudo, os professores tem a árdua missão de se adaptarem a esses requisitos que refletem consideravelmente em sua prática docente. É seu papel despertar nos alunos habilidades para que ocorra um bom êxito no processo educacional. Consideremos o ensino de história e as possibilidades de se trabalhar em sala de aula com distintos recursos didáticos, priorizando a interdisciplinaridade como o uso de imagens, vídeos que proporcionam aos discentes um aprendizado dinâmico e atraente. Frente a essas questões, é necessário pensar na contribuição do cinema em sala de aula, considerando que o diálogo entre história e cinema remontam já a bastante tempo. Contudo, foi a partir da proposta da Nova História que a historiografia voltou seu olhar para as contribuições de vídeos e filmes no processo educativo dos alunos. Este artigo versa compreender como a proposta de história e cinema pode ser produtivas em sala de aula considerando a análise do documentário “Quinze filhos” (1996). Nossa intenção é discutir o papel das testemunhas na narrativa da história recente do país e compreender como esses depoimentos podem servir como importantes ferramentas ao ensino de história. |
Keywords: | Cinema e ensino de História Ensino de História História e cinema Mídia Memória Documentário Quinze Filhos - 1996 Cinema and History Teaching History Teaching History and Cinema Media Memory Documentary Quinze Filhos - 1996 |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40650 |
Appears in Collections: | SC 05 - Ensino de História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENSINO DE HISTÓRIA E CINEMA - VI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC05 CFP 2014.pdf | Ensino de história e cinema: interdisciplinaridade em sala de aula a partir da análise do documentário “Quinze Filhos” (1996). - VI Semana Nacional de História - SC05 CFP 2014 | 265.97 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.