Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40621
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | BARBOSA, E. O. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1345519075262901 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Maria das Graças. | - |
dc.contributor.advisor1ID | OLIVEIRA, Maria das Graças. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8460227523466784 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | TEIXEIRA, Luciênio de Macedo. | - |
dc.contributor.referee2 | DUARTE, Rosália. | - |
dc.contributor.referee3 | CAMPOS, Kátia Patrício Benevides. | - |
dc.contributor.referee4 | REIS, Magali. | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande – PB, na linha de pesquisa “Práticas Educativas e Diversidade”, cujo objeto de estudo refere-se à docência no Ensino Remoto Emergencial, tendo como pergunta: quais significados foram atribuídos pelas docentes à experiência com o ERE na Educação Infantil? Desse modo, foram delimitados como objetivos: analisar os significados atribuídos pelas docentes à experiência com o ERE na Educação Infantil e, de forma específica, conhecer seus sentimentos em relação à experiência vivenciada nesse período; além de analisar aspectos da relação entre professores e crianças, e buscar reminiscências dessas práticas no contexto pós-pandêmico, por meio das narrativas das docentes de uma instituição de Educação Infantil localizada no município de Campina Grande – PB. Para isso, foi realizado, dentro da abordagem qualitativa de pesquisa, um estudo biográfico. Os sujeitos foram cinco professoras da instituição pesquisada, que, à época da pandemia, realizavam suas atividades na mesma instituição. Como instrumento de coleta de dados, a escolha foi pela entrevista narrativa, com o objetivo de ouvir a voz das professoras, que traduziram seus sentimentos e significados às experiências vivenciadas naquele período. Após a escuta atenta do que foi dito pelas docentes e posterior análise, os dados mostram que as professoras não se reconheceram no desempenho do seu próprio trabalho, uma vez que ele passou a ser delegado às famílias. Assim, às docentes coube o papel de orientar os pais e responsáveis para a realização das atividades junto às crianças. Outro aspecto citado por elas foi a relação com as crianças durante o ERE, haja vista que o contato, por vezes, era quase inexistente e, portanto, se essa relação apresentou problemas – que aqui chamamos de fraturas – ela abalou aquilo que é a base da docência: a relação com as crianças. Segundo as profissionais, o fator de maior impedimento para a participação das crianças foi a condição socioeconômica de suas famílias, uma vez que não tinham condições de custear uma internet de qualidade. No que diz respeito às emoções e aos sentimentos desvelados naquela época, encontramos, nas narrativas docentes, inúmeras menções à ansiedade, angústia e sentimento de impotência, ligados ao desenvolvimento das atividades profissionais. Destacamos, também, que por inúmeras vezes elas ressaltaram o quanto se sentiram sobrecarregadas, sobretudo por ter que conciliar atividades profissionais, domésticas e pessoais em um mesmo espaço físico e temporal, além de terem se sentido incomodadas por terem seus números de telefone celular compartilhados com os pais das crianças. No que tange às reminiscências daquela época, nos dias de hoje, segundo as docentes, a única coisa positiva foi o vínculo com as famílias, que foi estreitado, traduzindo, assim, que as práticas desenvolvidas à época não contribuíram de forma positiva para as experiências das professoras investigadas. Dessa maneira, ao se pensar nas possibilidades do ERE, é preciso mencionar que a tentativa de apenas transpor o modelo presencial para o então “virtual” não foi suficiente, visto que estamos falando de Educação Infantil, cujos eixos norteadores são as interações e brincadeiras. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.program | PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Docência na educação infantil em tempos de ensino remoto emergencial: narrativas de professoras. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
dc.description.abstract | This dissertation is linked to the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Campina Grande - PB, in the research line “Educational Practices and Diversity, whose object of study refers to teaching in Emergency Remote Education, having as a question - what meanings were attributed by teachers to the experience with ERE in Early Childhood Education. Thus, the objectives were defined - to analyze the meanings attributed by teachers to the experience with ERE in Early Childhood Education, and specifically, to know their feelings in relation to the experience lived in this period, in addition to analyzing aspects of the relationship between teachers and children, as well as seeking reminiscences of these practices in the post pandemic context, through the narratives of teachers from an Early Childhood Education institution, located in the city of Campina Grande - PB. For this, a biographical study was carried out, within the qualitative research approach. The subjects were five teachers from the researched institution, who at the time of the pandemic, carried out their activities in the same institution. As a data collection instrument, the choice was the narrative interview, with the aim of hearing the voice of teachers, which translated the experiences they had at the time. After listening carefully to what the teachers said and subsequent analysis, the data show that the teachers did not recognize themselves in the performance of their own work, since it was delegated to the families. Thus, the teachers were responsible for guiding parents and/or guardians in carrying out activities with the children. Another aspect mentioned by them was the relationship with the children during the ERE, given that contact was sometimes almost non-existent and therefore, if this relationship presented problems, which we call fractures here, it shook what is the basis of teaching – the relationship with their students. According to the professionals, the biggest impediment to the participation of the children was the socioeconomic condition of their families, since they could not afford quality internet. Regarding the emotions and feelings revealed at that time, we found, in the teachers' narratives, numerous mentions of anxiety, anguish, and feelings of helplessness, linked to the development of professional activities. We also emphasize that on numerous occasions, they stressed how overwhelmed they felt, especially because they had to balance professional, domestic and personal activities in the same physical and temporal space, in addition to feeling uncomfortable about having their cell phone numbers given to the children's parents. Regarding the memories of that time, today, according to the teachers, the only positive thing that remained was the bond with the families, which was strengthened, thus showing us that the practices developed at the time did not contribute positively to the experiences of the teachers investigated. Thus, when thinking about the possibilities of ERE, it is necessary to mention that the attempt to simply transpose the face-to-face model to the then “virtual” one was not enough, given that we are talking about Early Childhood Education, which has interactions and games as its guiding axes. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40621 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T12:49:10Z | - |
dc.date.available | 2025-02-21 | - |
dc.date.available | 2025-02-21T12:49:10Z | - |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino - educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto emergencial | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil – Campina Grande-PB | pt_BR |
dc.subject | COVID-19, Pandemia de, 2020 - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Professoras de educação infantil – Campina Grande-PB | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice - early childhood education | pt_BR |
dc.subject | Emergency remote teaching | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education – Campina Grande-PB | pt_BR |
dc.subject | COVID-19, Pandemic, 2020 – Brazil | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education teachers – Campina Grande-PB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BARBOSA, Elaine de Oliveira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching in early childhood education in times of emergency remote teaching: narratives from teachers. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Elaine de Oliveira. Docência na educação infantil em tempos de ensino remoto emergencial: narrativas de professoras. 2024. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. | pt_BR |
dc.description.resumen | Esta disertación está vinculada al Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Campina Grande – PB, en la línea de investigación “Prácticas Educativas y Diversidad, cuyo objeto de estudio se refiere a la enseñanza en Educación a Distancia de Emergencia, con la pregunta – ¿qué significados fueron atribuido por el profesorado a la experiencia con los ERE en Educación Infantil. Así, los objetivos se definieron como – analizar los significados atribuidos por los docentes a la experiencia con ERE en Educación Infantil, y en concreto, conocer sus sentimientos en relación a la experiencia durante este período, además de analizar aspectos de la relación entre docentes y niños , además de buscar reminiscencias de estas prácticas en el contexto pospandemia, a través de las narrativas de docentes de una institución de Educación Infantil, ubicada en la ciudad de Campina Grande – PB. Para ello, dentro del enfoque de investigación cualitativa, se realizó un estudio biográfico. Los sujetos fueron cinco docentes de la institución investigada, quienes, en el momento de la pandemia, desempeñaban sus actividades en la misma institución. Como instrumento de recolección de datos, se optó por la entrevista narrativa, con el objetivo de escuchar la voz de los docentes, que tradujeran las experiencias vividas en ese momento. Luego de escuchar atentamente lo dicho por los docentes y su posterior análisis, los datos muestran que los docentes no se reconocían en la realización de su propio trabajo, ya que este comenzó a delegarse en las familias. Así, los docentes tuvieron el rol de orientar a los padres y/o tutores para la realización de actividades con los niños. Otro aspecto mencionado por ellos fue la relación con los niños durante los ERE, considerando que el contacto, en ocasiones, era casi inexistente y por tanto, si esta relación presentaba problemas, que aquí llamamos fracturas, minaba lo que es la base de la enseñanza. – la relación con sus alumnos. Según los profesionales, el mayor impedimento para la participación de los niños fue la condición socioeconómica de sus familias, ya que no podían permitirse Internet de calidad. En cuanto a las emociones y sentimientos revelados en ese momento, encontramos, en las narrativas docentes, numerosas menciones de ansiedad, angustia, sentimientos de impotencia, vinculados al desarrollo de las actividades profesionales. Destacamos también que en numerosas ocasiones resaltaron lo abrumados que se sentían, especialmente por tener que conciliar actividades profesionales, domésticas y personales, en un mismo espacio físico y temporal, además de sentirse incómodos al tener sus números de teléfono celulares informados a los padres de los niños. Respecto a las reminiscencias de aquella época, hoy en día, según los docentes, lo único que quedó positivo fue el vínculo con las familias, las cuales se fortalecieron, traduciéndonos, de esta manera, que las prácticas desarrolladas en la época, no aportaban positivamente. a las experiencias de los docentes investigados. Así, al pensar en las posibilidades de los ERE, es necesario mencionar que el intento de simplemente trasponer el modelo presencial al entonces modelo “virtual” no fue suficiente, dado que estamos hablando de Educación Infantil, que tiene como principios rectores las interacciones y las bromas. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ELAINE DE OLIVEIRA BARBOSA - DISSERTAÇÃO (PPGEd) 2024.pdf | 1.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.