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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40615
Title: | Multimodalidade nas interações telecolaborativas interculturais: um estudo de caso. |
Other Titles: | Multimodality in intercultural telecollaborative interactions: a case study. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Ana Caroline Pereira da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUZA, Fábio Marques de. |
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: | XAVIER, Manassés Morais. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | NASCIMENTO, Juscelino Francisco do. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | DAROZ, Elaine Pereira. |
???metadata.dc.contributor.referee3???: | BARBOSA, Lílian. |
???metadata.dc.contributor.referee4???: | MESSIAS, Rozana Aparecida Lopes. |
Keywords: | Línguas – ensino e aprendizagem;Ensino de línguas adicionais;Multimodalidade;Relações dialógicas;Teletandem;Interação telecolaborativa;Languages – teaching and learning;Teaching additional languages;Multimodality;Dialogical relationships;Telecollaborative interaction |
Issue Date: | 7-Oct-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Ana Caroline Pereira da. Multimodalidade nas interações telecolaborativas interculturais: um estudo de caso. 2024. 196 f. Tese (Doutorado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A pesquisa aqui apresentada surge a partir da nossa experiência com o ensino de língua espanhola, bem como pelo interesse em explorar abordagens pedagógicas inovadoras, além das formas tradicionais de ensino de línguas, pois temos diante de nós um contexto onde as tecnologias digitais estão se expandindo, de modo que é preciso pensar em formas de utilizá las a favor dos processos de ensino e de aprendizagem. O presente estudo investiga o papel da multimodalidade nas interações telecolaborativas para o ensino-aprendizagem de línguas adicionais, com foco nas relações dialógicas e interculturais estabelecidas entre alunos no contexto do teletandem. A questão de pesquisa central é: Se e de que forma a multimodalidade contribui para o estabelecimento das relações dialógicas e interculturais nas interações telecolaborativas para o ensino-aprendizagem de línguas adicionais? A hipótese defendida é que a multimodalidade, representada por elementos como gestos, expressões faciais e entonação de voz, desempenha um papel fundamental na co-construção de significados e no bom desenvolvimento do intercâmbio cultural em interações teletandem. A fundamentação teórica baseia-se nos estudos do Círculo de Bakhtin sobre o caráter dialógico da linguagem e na Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen. Também são consideradas pesquisas anteriores sobre o teletandem, realizadas por autores como Telles (2009), Benedetti (2010), Rammé (2014) e Silva (2018), que destacam a importância da interação digital e não verbal no processo de ensino de línguas. A metodologia adotada é qualitativa, exploratória e se apoia em um estudo de caso, com análise de um corpus composto por vídeos, transcrições e textos multimodais produzidos por participantes de interações telecolaborativas no âmbito do Projeto Intercult. As interações entre uma estudante brasileira e uma estudante argentina foram analisadas para identificar os elementos multimodais que influenciaram o processo de aprendizagem e a construção do conhecimento intercultural. Os principais resultados indicam que a multimodalidade contribui significativamente para as interações dialógicas e interculturais. Gestos, expressões faciais e outros elementos não verbais desempenharam um papel crucial na comunicação, facilitando a negociação de significados e o sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, foi observado que a linguagem verbal, por si só, não seria suficiente para garantir a compreensão mútua, sendo a multimodalidade um recurso essencial nas interações teletandem. |
Abstract: | La investigación presentada surge a partir de nuestra experiencia con la enseñanza del idioma español, así como por el interés en explorar enfoques pedagógicos innovadores, más allá de las formas tradicionales de enseñanza de idiomas, ya que nos encontramos en un contexto donde las tecnologías digitales están en expansión, lo que nos exige pensar en formas de utilizarlas a favor de los procesos de enseñanza y aprendizaje. Este estudio investiga el papel de la multimodalidad en las interacciones telecolaborativas para la enseñanza-aprendizaje de lenguas adicionales, enfocándose en las relaciones dialógicas e interculturales que se establecen entre los estudiantes en el contexto del teletándem. La pregunta central de la investigación es: ¿Si y de qué manera la multimodalidad contribuye al establecimiento de relaciones dialógicas e interculturales en las interacciones telecolaborativas para la enseñanza-aprendizaje de lenguas adicionales? La hipótesis defendida es que la multimodalidad, representada por elementos como gestos, expresiones faciales y entonación de voz, desempeña un papel fundamental en la co-construcción de significados y en el buen desarrollo del intercambio cultural en las interacciones de teletándem. El marco teórico se basa en los estudios del Círculo de Bajtín sobre el carácter dialógico del lenguaje y en la Gramática del Diseño Visual, de Kress y Van Leeuwen. También se consideran investigaciones previas sobre teletándem, realizadas por autores como Telles (2009), Benedetti (2010), Rammé (2014) y Silva (2018), quienes destacan la importancia de la interacción digital y no verbal en el proceso de enseñanza de lenguas. La metodología adoptada es cualitativa, exploratoria y se apoya en un estudio de caso, con análisis de un corpus compuesto por videos, transcripciones y textos multimodales producidos por participantes de interacciones telecolaborativa a lo largo del Proyecto Intercult. Se analizaron las interacciones entre una estudiante brasileña y una estudiante argentina para identificar los elementos multimodales que influyeron en el proceso de aprendizaje y en la construcción del conocimiento intercultural. Los principales resultados indican que la multimodalidad contribuye significativamente a las interacciones dialógicas e interculturales. Los gestos, expresiones faciales y otros elementos no verbales jugaron un papel crucial en la comunicación, facilitando la negociación de significados y el éxito en el proceso de enseñanza-aprendizaje. Además, se observó que el lenguaje verbal, por sí solo, no sería suficiente para garantizar la comprensión mutua, siendo la multimodalidad un recurso esencial en las interacciones de teletándem. |
Keywords: | Línguas – ensino e aprendizagem Ensino de línguas adicionais Multimodalidade Relações dialógicas Teletandem Interação telecolaborativa Languages – teaching and learning Teaching additional languages Multimodality Dialogical relationships Telecollaborative interaction |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Linguagem e Ensino. Letras. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40615 |
Appears in Collections: | Doutorado em Linguagem e Ensino |
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ANA CAROLINE PEREIRA DA SILVA - TESE (PPGLE) 2024.pdf | 2.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
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