Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40603
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoDurante os últimos anos o ensino de História, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, tem passado por grandes mudanças. Desde sua vinculação e, posteriormente, desvinculação com a Geografia, o ensino de História vem tomando corpo, tornando-se uma disciplina específica, com características próprias. Ainda hoje, início da primeira metade do século XXI, encontramos historiadores que pouco se interessam com as particularidades do ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental. De acordo com Oliveira (2005, p. 263-264), “[...] poucos historiadores interessam-se pelo processo de construção do conhecimento histórico em crianças. Muitos sequer acreditam na possibilidade da criança aprender história nas séries iniciais”. Contudo, ao longo do trabalho, discutiremos algumas novas perspectivas desse ensino. Antes de serem discutidas as particularidades, metodologias e abordagens do ensino de história para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, faremos um aparato maior e enfocaremos um pouco sobre a trajetória do ensino de História na Educação Brasileira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue8pt_BR
dc.titlePrincípios teórico-metodológicos para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Joaquim Pereira Lima em São José de Piranhas – PB.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40603-
dc.date.accessioned2025-02-20T21:58:00Z-
dc.date.available2025-02-20-
dc.date.available2025-02-20T21:58:00Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectEscola Joaquim Pereira Lima - São José de Piranhas - PBpt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectElementary school - teaching historypt_BR
dc.subjectJoaquim Pereira Lima School - São José de Piranhas - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCEZARIO, Danilo de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTheoretical-methodological principles for teaching history in the initial years of elementary school at the Joaquim Pereira Lima School in São José de Piranhas – PB.pt_BR
dc.identifier.citationCEZARIO, Danilo de Sousa. Princípios teórico-metodológicos para o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental na Escola Joaquim Pereira Lima em São José de Piranhas – PB. In: VIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - REFLEXÕES IDENTITÁRIAS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES COTIDIANAS. 8., 2016, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. SC 05: Ensino, produção do saber e epistemologia. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40603pt_BR
dc.contributor.eventVIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - REFLEXÕES IDENTITÁRIAS: PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES COTIDIANAS.-
Appears in Collections:SC 05 - Ensino, Produção do Saber e Epistemologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANILO DE SOUSA CEZARIO - VIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC05 CFP 2016.pdfDanilo de Sousa Cezario - VIII Semana Nacional de História - SC05 CFP 2016230.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.