Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40568
Title: | Refletindo sobre o ensino de história em tempos de crise. |
Other Titles: | Reflecting on teaching history in times of crisis. |
???metadata.dc.creator???: | ARAÚJO, Cleberson Vieira de. SANTOS, Juvandi de Souza. |
Keywords: | Ensino de História;Tempos de crise e ensino de História;Crise e História - ensino;Escola Estadual Francisco Augusto Campos - Nazarezinho - PB;Teaching History;Times of crisis and teaching History;Crisis and History - teaching;Francisco Augusto Campos State School - Nazarezinho - PB |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ARAÚJO, Cleberson Vieira de; SANTOS, Juvandi de Souza. Refletindo sobre o ensino de história em tempos de crise. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 05 e 06: Ensino de História Política e Ensino de História e Direitos Humanos. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40568 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A escola é o lugar ideal para discutir o modus operandi da sociedade contemporânea, tendo em vista que aquela é a representação em menor escala do que ocorre nesta ainda que o aluno ou a aluna não tenha essa como sendo uma possibilidade atitudinal. É nesse contexto que a disciplina de história surge como uma possibilidade a despertar a consciência crítica e reflexiva de alunos e alunas. Assim, este breve trabalho se faz importante por apontar a história como uma das ciências capazes de trazer à tona as muitas reflexões sobre o tempo presente e as muitas crises instaladas e também faz uma abordagem da uma experiência vivenciada em um grupo de estudos de história (FARUS) da EEEFM Francisco Augusto Campos de Nazarezinho - PB. Logo, seu objetivo principal é refletir sobre o ensino de história em tempos de crise. A metodologia utilizada é qualitativa e apoia-se na prática docente e na literatura disponível a exemplo de Ecco (2008) e Magalhães (2006) para fundamentar as reflexões desenvolvidas. |
Keywords: | Ensino de História Tempos de crise e ensino de História Crise e História - ensino Escola Estadual Francisco Augusto Campos - Nazarezinho - PB Teaching History Times of crisis and teaching History Crisis and History - teaching Francisco Augusto Campos State School - Nazarezinho - PB |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40568 |
Appears in Collections: | ST 05 e 06 - Ensino de História Política e Ensino de História e Direitos Humanos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REFLETINDO SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE CRISE - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST05-ST06 CFP 2018.pdf | Refletindo sobre o ensino de história em tempos de crise. - X Semana Nacional de História ST05-ST06 CFP 2018 | 265.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.