Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40530
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo expor os benefícios que o uso da história do cangaço pode trazer nas aulas do Ensino básico. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, bem como uma pesquisa de campo em uma escola da rede pública de Ensino no interior da Paraíba, com finalidade de investigar e propor novas metodologias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem através da temática do cangaço. Foi verificado e exposto os benefícios e dificuldades que os educadores da área têm quando se trata de contextualizar o tema e relacioná-lo com as demais áreas do conhecimento, juntamente com as necessidades que os educandos têm de conhecer mais sua importância histórica. Foi concluso que além de fornecer subsídios para uma boa aula, a história do cangaço pode também servir de elo para estabelecer o tão complexo processo de interdisciplinaridade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.titleO estudo do cangaço como ferramenta metodológica multidisciplinar no ensino básico.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40530-
dc.date.accessioned2025-02-19T18:54:36Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.available2025-02-19T18:54:36Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCangaçopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória do cangaçopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectEnsino básicopt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectHistory of Cangaçopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaritypt_BR
dc.subjectBasic Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Wagney William Pereira de.-
dc.creatorOTAVIANO, Marcos Antônio Viana.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe study of cangaço as a multidisciplinary methodological tool in basic education.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Wagney William Pereira de; OTAVIANO, Marcos Antônio Viana. O estudo do cangaço como ferramenta metodológica multidisciplinar no ensino básico. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40530pt_BR
Appears in Collections:ST 04 - Ensino de História e Linguagens Pedagógicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ESTUDO DO CANGAÇO COMO FERRAMENTA - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST04 CFP 2018.pdfO estudo do cangaço como ferramenta metodológica multidisciplinar no ensino básico. - X Semana Nacional de História - ST04 CFP 2018186.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.