Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40530
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo expor os benefícios que o uso da história do cangaço pode trazer nas aulas do Ensino básico. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, bem como uma pesquisa de campo em uma escola da rede pública de Ensino no interior da Paraíba, com finalidade de investigar e propor novas metodologias que facilitem o processo de ensino e aprendizagem através da temática do cangaço. Foi verificado e exposto os benefícios e dificuldades que os educadores da área têm quando se trata de contextualizar o tema e relacioná-lo com as demais áreas do conhecimento, juntamente com as necessidades que os educandos têm de conhecer mais sua importância histórica. Foi concluso que além de fornecer subsídios para uma boa aula, a história do cangaço pode também servir de elo para estabelecer o tão complexo processo de interdisciplinaridade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 10 | pt_BR |
dc.title | O estudo do cangaço como ferramenta metodológica multidisciplinar no ensino básico. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40530 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T18:54:36Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18 | - |
dc.date.available | 2025-02-19T18:54:36Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Cangaço | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | História do cangaço | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Ensino básico | pt_BR |
dc.subject | History Teaching | pt_BR |
dc.subject | History of Cangaço | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject | Basic Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUSA, Wagney William Pereira de. | - |
dc.creator | OTAVIANO, Marcos Antônio Viana. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The study of cangaço as a multidisciplinary methodological tool in basic education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUSA, Wagney William Pereira de; OTAVIANO, Marcos Antônio Viana. O estudo do cangaço como ferramenta metodológica multidisciplinar no ensino básico. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40530 | pt_BR |
Appears in Collections: | ST 04 - Ensino de História e Linguagens Pedagógicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ESTUDO DO CANGAÇO COMO FERRAMENTA - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST04 CFP 2018.pdf | O estudo do cangaço como ferramenta metodológica multidisciplinar no ensino básico. - X Semana Nacional de História - ST04 CFP 2018 | 186.9 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.