Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40527
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente estudo objetiva analisar o modelo escolástico-tomista de ensino e sua utilidade para o desenvolvimento da formação universitária em nível de graduação e pós-graduação. Abordam-se as quatro etapas fundamentais do ensino escolásticotomista (lectio, quaestio, disputatio e determinatio), examinando de forma propedêutica o perfil de cada qual e realizando as correspectivas conexões para o desenvolvimento da instrução acadêmica como um todo. Faz-se referência à especial relevância que tal método de ensino ostenta mesmo na contemporaneidade e sua improvável superação quando confrontado com outros modelos educativos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.titleA importância do método escolástico-tomista de ensino para o desenvolvimento da formação universitária.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40527-
dc.date.accessioned2025-02-19T18:48:36Z-
dc.date.available2025-02-19-
dc.date.available2025-02-19T18:48:36Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMétodo escolástico-tomista de ensinopt_BR
dc.subjectFormação universitáriapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectScholastic-Thomistic teaching methodpt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNUNES, Claudio Pedrosa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of the scholastic-Thomistic teaching method for the development of university education.pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Claudio Pedrosa. A importância do método escolástico-tomista de ensino para o desenvolvimento da formação universitária. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40527pt_BR
dc.contributor.eventX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA.-
Appears in Collections:ST 04 - Ensino de História e Linguagens Pedagógicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDIO PEDROSA NUNES - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST04 CFP 2018.pdfClaudio Pedrosa Nunes - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST04 CFP 2018253.92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.