Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40526
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAs Histórias em Quadrinhos podem ser objetos de pesquisas pensados a partir das novas abordagens historiográficas, e assim, documento histórico, e como ferramenta didática para o ensino de História. Em face disso, este artigo objetiva apresentar as possibilidades e a potencialidade didática oferecidas pela HQ Lampião em quadrinhos (1997), de Wanderley Filho, para aprendizagem do conhecimento histórico, além de oferecer uma breve análise do Cangaço como fenômeno social. Para tanto, apresentaremos as abordagens metodológicas das HQs e como essas são inseridas na narrativa gráfica Lampião em quadrinhos. Para efeito de argumentação, propomos um diálogo com algumas reflexões desenvolvidas pelo historiador inglês Eric Hobsbawm, advindas de seu esforço em compreender o fenômeno do Banditismo Social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue10pt_BR
dc.titleEnsino de história, hq e cangaço: usos e possibilidades em sala de aula da HQ Lampião em quadrinhos, de Ruben Wanderley Filho.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40526-
dc.date.accessioned2025-02-19T18:46:47Z-
dc.date.available2025-02-19-
dc.date.available2025-02-19T18:46:47Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectBanditismo socialpt_BR
dc.subjectCangaçopt_BR
dc.subjectLampião - cangaçopt_BR
dc.subjectVirgulino Ferreira da Silva - Lampiãopt_BR
dc.subjectNarrativa gráficapt_BR
dc.subjectLampião em quadrinhos - cangaçopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhos como recurso didáticopt_BR
dc.subjectComic bookpt_BR
dc.subjectSocial banditrypt_BR
dc.subjectLampião - banditrypt_BR
dc.subjectGraphic narrativept_BR
dc.subjectLampião in comics - banditrypt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectComic book as a teaching resourcept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVARELA, Cícero Soares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching history, comics and cangaço: uses and possibilities in the classroom of the comic book Lampião em quadrinhos, by Ruben Wanderley Filho.pt_BR
dc.identifier.citationVARELA, Cícero Soares. Ensino de história, hq e cangaço: usos e possibilidades em sala de aula da HQ Lampião em quadrinhos, de Ruben Wanderley Filho. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 04: Ensino de História e Linguagens Pedagógicas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40526pt_BR
Appears in Collections:ST 04 - Ensino de História e Linguagens Pedagógicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERO SOARES VARELA - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST04 CFP 2018.pdfCícero Soares Varela. - X Semana Nacional de História - ST04 CFP 20181.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.