Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40516
Title: | História e ensino sob olhares da cultura afro-brasileira. |
Other Titles: | History and teaching from the perspective of Afro-Brazilian culture. |
???metadata.dc.creator???: | CAMPELO, Alex Alves. |
Keywords: | Ensino de História;Cultura afro-brasileira;Cultura afrodescendente;Conjuntura escolar;Lei 10.639/2003;Educação étnico raciais;Relações étinico raciais - educação;Diretrizes Curriculares Nacionais - Lei 10.639/2003;Teaching History;Afro-Brazilian culture;Afro-descendant culture;School context;Ethnic-racial education;Ethnic-racial relations - education;National Curricular Guidelines - Law 10.639/2003 |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CAMPELO, Alex Alves. História e ensino sob olhares da cultura afro-brasileira. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 02: Ensino de História: Etnia e Religiosidade. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40516 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este artigo busca discutir os desafios e perspectivas na implementação da lei 10.639/2003, em que inclui a obrigatoriedade do ensino da história cultural afrobrasileira nos parâmetros educacionais brasileiros. O que implica dizer que tanto as escolas públicas quanto as privadas devem reconhecer e reafirmar as formas culturais afrodescendentes. Este texto é baseado em uma pesquisa documental. A análise realizada demonstra que um marco legal não garante a aplicabilidade da lei, embora esteja privilegiada nos Projetos Políticos Pedagógicos e na estrutura curricular escolar. A escola ocupa um lugar proeminente na concretude da obrigatoriedade da Lei. O Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2013), incluindo a formação inicial e continuada do professor tornam-se um imperativo ético para a superação de preconceitos e estereótipos construídos e repassados de geração em geração, na vida cotidiana que impedem o processo de democratização da sociedade brasileira. |
Keywords: | Ensino de História Cultura afro-brasileira Cultura afrodescendente Conjuntura escolar Lei 10.639/2003 Educação étnico raciais Relações étinico raciais - educação Diretrizes Curriculares Nacionais - Lei 10.639/2003 Teaching History Afro-Brazilian culture Afro-descendant culture School context Ethnic-racial education Ethnic-racial relations - education National Curricular Guidelines - Law 10.639/2003 |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40516 |
Appears in Collections: | ST 02 - Ensino de História: Etnia e Religiosidade |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALEX ALVES CAMPELO - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST02 CFP 2018.pdf | Alex Alves Campelo. - X Semana Nacional de História - ST02 CFP 2018 | 419.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.