Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40516
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este artigo busca discutir os desafios e perspectivas na implementação da lei 10.639/2003, em que inclui a obrigatoriedade do ensino da história cultural afrobrasileira nos parâmetros educacionais brasileiros. O que implica dizer que tanto as escolas públicas quanto as privadas devem reconhecer e reafirmar as formas culturais afrodescendentes. Este texto é baseado em uma pesquisa documental. A análise realizada demonstra que um marco legal não garante a aplicabilidade da lei, embora esteja privilegiada nos Projetos Políticos Pedagógicos e na estrutura curricular escolar. A escola ocupa um lugar proeminente na concretude da obrigatoriedade da Lei. O Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2013), incluindo a formação inicial e continuada do professor tornam-se um imperativo ético para a superação de preconceitos e estereótipos construídos e repassados de geração em geração, na vida cotidiana que impedem o processo de democratização da sociedade brasileira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 10 | pt_BR |
dc.title | História e ensino sob olhares da cultura afro-brasileira. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40516 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-19T18:09:10Z | - |
dc.date.available | 2025-02-19 | - |
dc.date.available | 2025-02-19T18:09:10Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Cultura afrodescendente | pt_BR |
dc.subject | Conjuntura escolar | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Educação étnico raciais | pt_BR |
dc.subject | Relações étinico raciais - educação | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes Curriculares Nacionais - Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian culture | pt_BR |
dc.subject | Afro-descendant culture | pt_BR |
dc.subject | School context | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial education | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial relations - education | pt_BR |
dc.subject | National Curricular Guidelines - Law 10.639/2003 | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CAMPELO, Alex Alves. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | History and teaching from the perspective of Afro-Brazilian culture. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CAMPELO, Alex Alves. História e ensino sob olhares da cultura afro-brasileira. In: X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - FAZER/ENSINAR HISTÓRIA(S): POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA DIVERSIDADE CULTURA. 10., 2018, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2018. ST 02: Ensino de História: Etnia e Religiosidade. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40516 | pt_BR |
Appears in Collections: | ST 02 - Ensino de História: Etnia e Religiosidade |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALEX ALVES CAMPELO - X SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST02 CFP 2018.pdf | Alex Alves Campelo. - X Semana Nacional de História - ST02 CFP 2018 | 419.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.