Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40471
Title: | Saberes docentes e seus desafios em sala: algumas reflexões acerca da formação de professores. |
Other Titles: | Teaching knowledge and its challenges in the classroom: some reflections on teacher training. |
???metadata.dc.creator???: | CAROLINO, Joyce Kelly Lima. AGUIAR, Joabe Barbosa. |
Keywords: | Saberes docentes;Formação de professores;Residência pedagógica;Processo de ensino-aprendizagem;Desafios - formação docente;Teaching knowledge;Teacher training;Pedagogical residency;Teaching-learning process;Challenges - teacher training |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CAROLINO, Joyce Kelly Lima; AGUIAR, Joabe Barbosa. Saberes docentes e seus desafios em sala: algumas reflexões acerca da formação de professores. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 08: Programas de formação inicial de professores de história: limites e possibilidades. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40471 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente artigo tem como objetivo construir uma analise sobre a importância da vivencia em sala de aula para formação e as práticas e os saberes dos professores dos cursos de licenciatura, especialmente daqueles que assumem disciplinas e atividades destinadas à formação pedagógica proposta por programas como de Residência pedagógica. Diante das transformações que ocorrem em nossa sociedade e consequentemente na Educação, o professor tem o seu papel resignificado. Deste modo, percebemos que a atuação no meio educacional é ampla e complexa mediante a pluralidade cultural e a diversidade. Evidenciando a existência de uma lacuna muito grande entre a proposta dos cursos de formação inicial e a prática pedagógica do professor muitos docentes se sentem despreparados ao se depara com desafios que a profissão impõe, exibindo a relevância da participação programas que resultem em melhoria na qualidade de profissionais. Em síntese, que trabalhe em conjunto com a unidade teoria prática, articulando de forma adequada formação inicial e continuada. |
Keywords: | Saberes docentes Formação de professores Residência pedagógica Processo de ensino-aprendizagem Desafios - formação docente Teaching knowledge Teacher training Pedagogical residency Teaching-learning process Challenges - teacher training |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40471 |
Appears in Collections: | ST 08 - Programas de Formação Inicial de Professores de História: Limites e Possibilidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SABERES DOCENTES E SEUS DESAFIOS EM SALA - XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST08 CFP 2019.pdf | Saberes docentes e seus desafios em sala: algumas reflexões acerca da formação de professores. - XI Semana Nacional de História - ST08 CFP 2019 | 299.98 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.