Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40470
Title: | Reflexões acerca do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) como um auxílio para os futuros docentes: vivências na Escola Estadual Dom Moisés Coelho. |
Other Titles: | Reflections on the institutional program of scholarships for teaching initiation (PIBID) as an aid for future teachers: experiences at the Dom Moisés Coelho State School. |
???metadata.dc.creator???: | SANTOS, Emillayne Evely dos. MATOS, Natalia Soares de. |
Keywords: | Programa de Formação Inicial de Professores de História;Formação docente - História;Iniciação à docência - História;PIBID - programa de iniciação à docência;Escola Municipal Dom Moisés Coelho - Cajazeiras - PB;Initial Training Program for History Teachers;Teacher training - History;Teaching initiation - History;PIBID - teaching initiation program;Dom Moisés Coelho Municipal School - Cajazeiras - PB |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SANTOS, Emillayne Evely dos; MATOS, Natalia Soares de. Reflexões acerca do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) como um auxílio para os futuros docentes: vivências na Escola Estadual Dom Moisés Coelho. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 08: Programas de formação inicial de professores de história: limites e possibilidades. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40470 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste artigo propomos uma discussão a respeito da problemática da suposta dicotomia entre teoria – que seria específica da universidade – e a prática – entendida como única possibilidade da Educação Básica. Compreendemos essa separação como falsa, que compromete as reflexões acerca da educação no país e apontamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como política pública que visa desconstruir o fortalecimento dessa concepção entre os profissionais da educação, beneficiando tanto os alunos, quanto os professores; mas, principalmente, os futuros docentes. Nossas reflexões serão respaldadas pelas nossas observações e vivências em sala de aula a partir da inserção no PIBID de História na escola Estadual Dom Moisés Coelho, no município de Cajazeiras-PB, na vigência 2018 a 2020. Nosso foco na escola é de entendermos as dificuldades dos alunos em relação ao ensino de História, principalmente a partir de um projeto de escrita e leitura, competências entendidas como deficientes nesse espaço escolar. Constamos, também, considerações sobre um questionário que foi aplicado na turma do 6° “E”, que é onde estamos atuando. Mesmo com o projeto em andamento, temos como foco pensar o que já foi produzido e discutir as expectativas em relação ao andamento do projeto. |
Keywords: | Programa de Formação Inicial de Professores de História Formação docente - História Iniciação à docência - História PIBID - programa de iniciação à docência Escola Municipal Dom Moisés Coelho - Cajazeiras - PB Initial Training Program for History Teachers Teacher training - History Teaching initiation - History PIBID - teaching initiation program Dom Moisés Coelho Municipal School - Cajazeiras - PB |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40470 |
Appears in Collections: | ST 08 - Programas de Formação Inicial de Professores de História: Limites e Possibilidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REFLEXÕES ACERCA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) - XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST08 CFP 2019.pdf | Reflexões acerca do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) como um auxílio para os futuros docentes: vivências na Escola Estadual Dom Moisés Coelho. - XI Semana Nacional de História - ST08 CFP 2019 | 313.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.