Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40470
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNeste artigo propomos uma discussão a respeito da problemática da suposta dicotomia entre teoria – que seria específica da universidade – e a prática – entendida como única possibilidade da Educação Básica. Compreendemos essa separação como falsa, que compromete as reflexões acerca da educação no país e apontamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como política pública que visa desconstruir o fortalecimento dessa concepção entre os profissionais da educação, beneficiando tanto os alunos, quanto os professores; mas, principalmente, os futuros docentes. Nossas reflexões serão respaldadas pelas nossas observações e vivências em sala de aula a partir da inserção no PIBID de História na escola Estadual Dom Moisés Coelho, no município de Cajazeiras-PB, na vigência 2018 a 2020. Nosso foco na escola é de entendermos as dificuldades dos alunos em relação ao ensino de História, principalmente a partir de um projeto de escrita e leitura, competências entendidas como deficientes nesse espaço escolar. Constamos, também, considerações sobre um questionário que foi aplicado na turma do 6° “E”, que é onde estamos atuando. Mesmo com o projeto em andamento, temos como foco pensar o que já foi produzido e discutir as expectativas em relação ao andamento do projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.titleReflexões acerca do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) como um auxílio para os futuros docentes: vivências na Escola Estadual Dom Moisés Coelho.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40470-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:32:26Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.available2025-02-18T18:32:26Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectPrograma de Formação Inicial de Professores de Históriapt_BR
dc.subjectFormação docente - Históriapt_BR
dc.subjectIniciação à docência - Históriapt_BR
dc.subjectPIBID - programa de iniciação à docênciapt_BR
dc.subjectEscola Municipal Dom Moisés Coelho - Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectInitial Training Program for History Teacherspt_BR
dc.subjectTeacher training - Historypt_BR
dc.subjectTeaching initiation - Historypt_BR
dc.subjectPIBID - teaching initiation programpt_BR
dc.subjectDom Moisés Coelho Municipal School - Cajazeiras - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Emillayne Evely dos.-
dc.creatorMATOS, Natalia Soares de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReflections on the institutional program of scholarships for teaching initiation (PIBID) as an aid for future teachers: experiences at the Dom Moisés Coelho State School.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Emillayne Evely dos; MATOS, Natalia Soares de. Reflexões acerca do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) como um auxílio para os futuros docentes: vivências na Escola Estadual Dom Moisés Coelho. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 08: Programas de formação inicial de professores de história: limites e possibilidades. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40470pt_BR
dc.contributor.eventXI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE.-
Appears in Collections:ST 08 - Programas de Formação Inicial de Professores de História: Limites e Possibilidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REFLEXÕES ACERCA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) - XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST08 CFP 2019.pdfReflexões acerca do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) como um auxílio para os futuros docentes: vivências na Escola Estadual Dom Moisés Coelho. - XI Semana Nacional de História - ST08 CFP 2019313.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.