Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40470
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Neste artigo propomos uma discussão a respeito da problemática da suposta dicotomia entre teoria – que seria específica da universidade – e a prática – entendida como única possibilidade da Educação Básica. Compreendemos essa separação como falsa, que compromete as reflexões acerca da educação no país e apontamos o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) como política pública que visa desconstruir o fortalecimento dessa concepção entre os profissionais da educação, beneficiando tanto os alunos, quanto os professores; mas, principalmente, os futuros docentes. Nossas reflexões serão respaldadas pelas nossas observações e vivências em sala de aula a partir da inserção no PIBID de História na escola Estadual Dom Moisés Coelho, no município de Cajazeiras-PB, na vigência 2018 a 2020. Nosso foco na escola é de entendermos as dificuldades dos alunos em relação ao ensino de História, principalmente a partir de um projeto de escrita e leitura, competências entendidas como deficientes nesse espaço escolar. Constamos, também, considerações sobre um questionário que foi aplicado na turma do 6° “E”, que é onde estamos atuando. Mesmo com o projeto em andamento, temos como foco pensar o que já foi produzido e discutir as expectativas em relação ao andamento do projeto. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 11 | pt_BR |
dc.title | Reflexões acerca do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) como um auxílio para os futuros docentes: vivências na Escola Estadual Dom Moisés Coelho. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40470 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T18:32:26Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18 | - |
dc.date.available | 2025-02-18T18:32:26Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Programa de Formação Inicial de Professores de História | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - História | pt_BR |
dc.subject | Iniciação à docência - História | pt_BR |
dc.subject | PIBID - programa de iniciação à docência | pt_BR |
dc.subject | Escola Municipal Dom Moisés Coelho - Cajazeiras - PB | pt_BR |
dc.subject | Initial Training Program for History Teachers | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - History | pt_BR |
dc.subject | Teaching initiation - History | pt_BR |
dc.subject | PIBID - teaching initiation program | pt_BR |
dc.subject | Dom Moisés Coelho Municipal School - Cajazeiras - PB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SANTOS, Emillayne Evely dos. | - |
dc.creator | MATOS, Natalia Soares de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reflections on the institutional program of scholarships for teaching initiation (PIBID) as an aid for future teachers: experiences at the Dom Moisés Coelho State School. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SANTOS, Emillayne Evely dos; MATOS, Natalia Soares de. Reflexões acerca do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) como um auxílio para os futuros docentes: vivências na Escola Estadual Dom Moisés Coelho. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 08: Programas de formação inicial de professores de história: limites e possibilidades. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40470 | pt_BR |
dc.contributor.event | XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. | - |
Appears in Collections: | ST 08 - Programas de Formação Inicial de Professores de História: Limites e Possibilidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REFLEXÕES ACERCA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) - XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST08 CFP 2019.pdf | Reflexões acerca do programa institucional de bolsas de iniciação à docência (PIBID) como um auxílio para os futuros docentes: vivências na Escola Estadual Dom Moisés Coelho. - XI Semana Nacional de História - ST08 CFP 2019 | 313.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.