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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40469
Title: | Sensibilidades imersas nas memórias escolares: práticas educativas na história da educação paraibana. |
Other Titles: | Sensitivities immersed in school memories: educational practices in the history of education in Paraíba. |
???metadata.dc.creator???: | VIEIRA, Maria Letícia Costa. ARAGÃO, Patrícia Cristina de. |
Keywords: | Memórias escolares;Práticas educativas;História da Educação Paraibana;Docentes negras;Cultura escolar;School memories;Educational practices;History of Education in Paraíba;Black teachers;School culture |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | VIEIRA, Maria Letícia Costa; ARAGÃO, Patrícia Cristina de. Sensibilidades imersas nas memórias escolares: práticas educativas na história da educação paraibana. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 06: História, sensibilidades e práticas educativas. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40469 |
???metadata.dc.description.resumo???: | (PIBIC/UEPB) com o projeto intitulado “Memórias escolares nas narrativas de docentes negras: práticas educativas na história da educação paraibana” como o contexto escolar vivenciado por docentes negras contribuiu para atos de preconceito, discriminação racial e de gênero e a interferência destas nas práticas educativas dessas mulheres. Buscamos no campo de estudo da História cultural, perceber como as práticas educativas vivenciadas por elas no cotidiano escolar, foi consubstanciado, o lugar da pessoa negra frente as questões supramencionadas. Nossa abordagem metodológica na perspectiva da história oral, tendo como aporte as narrativas das informantes sobre as vivências escolares. Os referenciais teóricos a balizar nossos estudos foram focalizados a partir de Borges (2015) discutindo a inclusão da História e da cultura afro-brasileira nos currículos da educação básica e superior, com Gomes (1996) trabalhando com educação, raça e gênero e Pinto (2010) com seus estudos sobre feminismo, história e poder. Tomamos ainda a concepção de Julia (2001) para refletir sobre a cultura escolar e a percepção desta nas falas das professoras. A partir da pesquisa realizada podemos compreender, como o percurso educativos das docentes negras muito influenciou em suas perspectivas, representações e ações em relação a seu pertencimento étnico e também as maneiras como passaram a desenvolver práticas educativas que pudessem versar sobre as questões de suas sensibilidades, emoções, subjetividades frente à docência e as história de vida em tempo de escola, os conhecimentos e a incorporação desses comportamentos, desvendam as sensibilidades das práticas educativas no cotidiano de docentes negras. |
Keywords: | Memórias escolares Práticas educativas História da Educação Paraibana Docentes negras Cultura escolar School memories Educational practices History of Education in Paraíba Black teachers School culture |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40469 |
Appears in Collections: | ST 06 - História, Sensibilidades e Práticas Educativas |
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SENSIBILIDADES IMERSAS NAS MEMÓRIAS ESCOLARES - XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST06 CFP 2019.pdf | Sensibilidades imersas nas memórias escolares: práticas educativas na história da educação paraibana. - XI Semana Nacional de História ST06 CFP 2019 | 477.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
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