Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40467
Title: | Programa de iniciação à docência: quais experiências o projeto residência pedagógica poderá promover aos futuros docentes em regência escolar?. |
Other Titles: | Teaching initiation program: what experiences can the pedagogical residency project promote for future teachers in school management? |
???metadata.dc.creator???: | NASCIMENTO, Jonathan Nunes Alves do. OLIVEIRA, Jair Barbosa de. |
Keywords: | Projeto Residência Pedagógica;Ensino de História;Programa de Iniciação à Docência;Regência escolar;Formação docente - História;Professores de História - formação;Pedagogical Residency Project;History Teaching;Teaching Initiation Program;School Management;Teacher Training - History;History Teachers - Training |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | NASCIMENTO, Jonathan Nunes Alves do; OLIVEIRA, Jair Barbosa de. Programa de iniciação à docência: quais experiências o projeto residência pedagógica poderá promover aos futuros docentes em regência escolar?. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 08: Programas de formação inicial de professores de história: limites e possibilidades. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40467 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O ensino de história nas instituições públicas sofre com alterações e inconstâncias nos moldes educacionais acarretando críticas enquanto ao aprendizado dos alunos. Em muitos casos os professores estão adentrando o espaço escolar de forma despreparada, e na graduação não perpassam por experiências que vão enfrentar no cotidiano de regência. O trabalho pretende analisar as experiências que o programa Residência Pedagógica gera na formação acadêmica dos futuros docentes e a sua experiência em regência escolar. Pretendemos analisar qual a colaboração que o programa proporciona para os futuros docentes e para o aprendizado dos alunos. O artigo busca refletir sobre o programa Residência Pedagógica e suas contribuições na formação dos futuros professores e quais experiências os residentes serão capazes de absorver e utilizar quando adentrarem oficialmente no ambiente escolar. Adotamos como fonte de pesquisa em artigos científicos, teóricos e as experiências já vivenciadas por alunos de graduação em História que atuam na EMEF Judith Barbosa de Paula Rêgo em Queimadas-PB. |
Keywords: | Projeto Residência Pedagógica Ensino de História Programa de Iniciação à Docência Regência escolar Formação docente - História Professores de História - formação Pedagogical Residency Project History Teaching Teaching Initiation Program School Management Teacher Training - History History Teachers - Training |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40467 |
Appears in Collections: | ST 08 - Programas de Formação Inicial de Professores de História: Limites e Possibilidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. QUAIS EXPERIÊNCIAS O PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PODERÁ PROMOVER - XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST08 CFP 2019.pdf | Programa de iniciação à docência: quais experiências o projeto residência pedagógica poderá promover aos futuros docentes em regência escolar?. - XI Semana Nacional de História ST08 CFP 2019 | 484.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.