Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40467
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO ensino de história nas instituições públicas sofre com alterações e inconstâncias nos moldes educacionais acarretando críticas enquanto ao aprendizado dos alunos. Em muitos casos os professores estão adentrando o espaço escolar de forma despreparada, e na graduação não perpassam por experiências que vão enfrentar no cotidiano de regência. O trabalho pretende analisar as experiências que o programa Residência Pedagógica gera na formação acadêmica dos futuros docentes e a sua experiência em regência escolar. Pretendemos analisar qual a colaboração que o programa proporciona para os futuros docentes e para o aprendizado dos alunos. O artigo busca refletir sobre o programa Residência Pedagógica e suas contribuições na formação dos futuros professores e quais experiências os residentes serão capazes de absorver e utilizar quando adentrarem oficialmente no ambiente escolar. Adotamos como fonte de pesquisa em artigos científicos, teóricos e as experiências já vivenciadas por alunos de graduação em História que atuam na EMEF Judith Barbosa de Paula Rêgo em Queimadas-PB.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.titlePrograma de iniciação à docência: quais experiências o projeto residência pedagógica poderá promover aos futuros docentes em regência escolar?.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40467-
dc.date.accessioned2025-02-18T18:26:43Z-
dc.date.available2025-02-18-
dc.date.available2025-02-18T18:26:43Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectProjeto Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPrograma de Iniciação à Docênciapt_BR
dc.subjectRegência escolarpt_BR
dc.subjectFormação docente - Históriapt_BR
dc.subjectProfessores de História - formaçãopt_BR
dc.subjectPedagogical Residency Projectpt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching Initiation Programpt_BR
dc.subjectSchool Managementpt_BR
dc.subjectTeacher Training - Historypt_BR
dc.subjectHistory Teachers - Trainingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNASCIMENTO, Jonathan Nunes Alves do.-
dc.creatorOLIVEIRA, Jair Barbosa de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching initiation program: what experiences can the pedagogical residency project promote for future teachers in school management?pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Jonathan Nunes Alves do; OLIVEIRA, Jair Barbosa de. Programa de iniciação à docência: quais experiências o projeto residência pedagógica poderá promover aos futuros docentes em regência escolar?. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 08: Programas de formação inicial de professores de história: limites e possibilidades. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40467pt_BR
Appears in Collections:ST 08 - Programas de Formação Inicial de Professores de História: Limites e Possibilidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. QUAIS EXPERIÊNCIAS O PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PODERÁ PROMOVER - XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST08 CFP 2019.pdfPrograma de iniciação à docência: quais experiências o projeto residência pedagógica poderá promover aos futuros docentes em regência escolar?. - XI Semana Nacional de História ST08 CFP 2019484.38 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.