Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40467
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O ensino de história nas instituições públicas sofre com alterações e inconstâncias nos moldes educacionais acarretando críticas enquanto ao aprendizado dos alunos. Em muitos casos os professores estão adentrando o espaço escolar de forma despreparada, e na graduação não perpassam por experiências que vão enfrentar no cotidiano de regência. O trabalho pretende analisar as experiências que o programa Residência Pedagógica gera na formação acadêmica dos futuros docentes e a sua experiência em regência escolar. Pretendemos analisar qual a colaboração que o programa proporciona para os futuros docentes e para o aprendizado dos alunos. O artigo busca refletir sobre o programa Residência Pedagógica e suas contribuições na formação dos futuros professores e quais experiências os residentes serão capazes de absorver e utilizar quando adentrarem oficialmente no ambiente escolar. Adotamos como fonte de pesquisa em artigos científicos, teóricos e as experiências já vivenciadas por alunos de graduação em História que atuam na EMEF Judith Barbosa de Paula Rêgo em Queimadas-PB. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 11 | pt_BR |
dc.title | Programa de iniciação à docência: quais experiências o projeto residência pedagógica poderá promover aos futuros docentes em regência escolar?. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40467 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-18T18:26:43Z | - |
dc.date.available | 2025-02-18 | - |
dc.date.available | 2025-02-18T18:26:43Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Projeto Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Programa de Iniciação à Docência | pt_BR |
dc.subject | Regência escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - História | pt_BR |
dc.subject | Professores de História - formação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Residency Project | pt_BR |
dc.subject | History Teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching Initiation Program | pt_BR |
dc.subject | School Management | pt_BR |
dc.subject | Teacher Training - History | pt_BR |
dc.subject | History Teachers - Training | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | NASCIMENTO, Jonathan Nunes Alves do. | - |
dc.creator | OLIVEIRA, Jair Barbosa de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching initiation program: what experiences can the pedagogical residency project promote for future teachers in school management? | pt_BR |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Jonathan Nunes Alves do; OLIVEIRA, Jair Barbosa de. Programa de iniciação à docência: quais experiências o projeto residência pedagógica poderá promover aos futuros docentes em regência escolar?. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 08: Programas de formação inicial de professores de história: limites e possibilidades. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40467 | pt_BR |
Appears in Collections: | ST 08 - Programas de Formação Inicial de Professores de História: Limites e Possibilidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. QUAIS EXPERIÊNCIAS O PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PODERÁ PROMOVER - XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST08 CFP 2019.pdf | Programa de iniciação à docência: quais experiências o projeto residência pedagógica poderá promover aos futuros docentes em regência escolar?. - XI Semana Nacional de História ST08 CFP 2019 | 484.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.