Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40460
Title: | A formação de professores de história e a residência pedagógica: desafios em sala de aula do ensino fundamental. |
Other Titles: | History teacher training and pedagogical residency: challenges in the elementary school classroom. |
???metadata.dc.creator???: | ALBUQUERQUE, Ruth Margarete da Silva. ARAGÃO, Patrícia Cristina de. |
Keywords: | Ensino de História;Formação de professores de História;Residência pedagógica;Professores de História - formação;Ensino fundamental - professores de História;Teaching History;History teacher training;Pedagogical residency;History teachers - training;Elementary education - History teachers |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALBUQUERQUE, Ruth Margarete da Silva; ARAGÃO, Patrícia Cristina de. A formação de professores de história e a residência pedagógica: desafios em sala de aula do ensino fundamental. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 08: Programas de formação inicial de professores de história: limites e possibilidades. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40460 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A formação de professores no Brasil enfrenta desafios históricos: a falta de métodos para a inclusão de alunos das comunidades periféricas, como também a de alunos deficientes e de formas que auxiliem a utilização das tecnologias digitais na educação. Foi pensando nestas questões que o programa Residência Pedagógica surgiu, entre seus objetivos, encontra-se uma busca pela aproximação mais eficaz entre a teoria e a prática, que forme professores na perspectiva crítica-emancipadora. Este artigo tem por objetivo discutir sobre a formação inicial de professor de história, na perspectiva da Residência Pedagógica no subprojeto História campus I da Universidade Estadual da Paraíba, nele discutiremos com base em relatos na experiencia em sala de aula. Nesse sentido, partindo das considerações proposta por Cruz, Silva (2018), Caimi (2017) e Carvalho, Sasseron (2018), nosso campo teórica se situa nas discussões relativas a formação de professor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com relatos de experiencia em que refletiremos sobre a formação de professores viabilizada pelo Programa Residência Pedagógica, salientando os desafios enfrentados por professores em formação. Partimos de apontamentos advindos de nossa observação e experiência pessoal na sala de aula do ensino fundamental enquanto bolsista da Residência Pedagógica, visto que, enquanto residentes nos atentamos para uma série de questões que serão debatidas no decorrer deste texto. Consideramos importante trazer o debate da formação inicial em história a partir do olhar sob a Residência Pedagógica, pois ela é um espaço de educar e formar. |
Keywords: | Ensino de História Formação de professores de História Residência pedagógica Professores de História - formação Ensino fundamental - professores de História Teaching History History teacher training Pedagogical residency History teachers - training Elementary education - History teachers |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40460 |
Appears in Collections: | ST 08 - Programas de Formação Inicial de Professores de História: Limites e Possibilidades |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA - XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST08 CFP 2019.pdf | A formação de professores de história e a residência pedagógica: desafios em sala de aula do ensino fundamental. - XI Semana Nacional de História ST08 CFP 2019 | 101.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.