Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40438
Title: A resistência negra contra a escravidão nas histórias em quadrinhos: possibilidades de ensino de história a partir de “Cumbe” e “Angola Janga: uma história de Palmares”, de Marcelo D’Salete.
Other Titles: Black resistance against slavery in comic books: possibilities for teaching history based on “Cumbe” and “Angola Janga: a history of Palmares”, by Marcelo D’Salete.
???metadata.dc.creator???: VARELA, Cícero Soares.
Keywords: Ensino de História;Aprendizagem histórica;Resistência negra;Escrqvidão;História em quadrinhos;Marcelo D’Salete - crítica e interpretação;HQ - Cumbe;Angola Janga: uma história de Palmares - HQ;History Teaching;Historical Learning;Black Resistance;Slavery;Comic Books;Marcelo D’Salete - Criticism and Interpretation;Comic Book - Cumbe;Angola Janga: A History of Palmares - Comic Book
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VARELA, Cícero Soares. A resistência negra contra a escravidão nas histórias em quadrinhos: possibilidades de ensino de história a partir de “Cumbe” e “Angola Janga: uma história de Palmares”, de Marcelo D’Salete. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40438
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo, parte de uma pesquisa em andamento no programa do ProfHistória–URCA, objetiva apresentar perspectivas de ensino de História, a partir das HQs Cumbe (2018) e Angola Janga: uma história de Palmares (2017), de Marcelo D’Salete. Assim, partindo da análise das HQs, seguida de breve estudo bibliográfico, trata-se de estabelecer pontos que permitem abordar a temática da resistência negra contra a escravidão, em sala de aula. Na perspectiva teórico-metodológica, visando explorar a relação História em Quadrinhos e História, a narrativa gráfica foi compreendida através dos elementos propostos por alguns autores como Vilela e Vergueiro (2006) para refletir sobre o seu uso didático. Para efeito de discussão, o artigo está divido em duas seções. Na primeira, realizou-se a contextualização da escravidão na América portuguesa, destacando-se a resistência negra. Na segunda, procurou-se estabelecer a compreensão das HQs a partir do arcabouço teórico da Aprendizagem Histórica (RÜSEN, 2012).
Keywords: Ensino de História
Aprendizagem histórica
Resistência negra
Escrqvidão
História em quadrinhos
Marcelo D’Salete - crítica e interpretação
HQ - Cumbe
Angola Janga: uma história de Palmares - HQ
History Teaching
Historical Learning
Black Resistance
Slavery
Comic Books
Marcelo D’Salete - Criticism and Interpretation
Comic Book - Cumbe
Angola Janga: A History of Palmares - Comic Book
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40438
Appears in Collections:ST 01 - A Sala de Aula em Perspectiva: Temáticas, Práticas, Vivências e Experiências do Ensino de História na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERO SOARES VARELA - XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST01 CFP 2019.pdfCícero Soares Varela. - XI Semana Nacional de História ST01 CFP 2019979.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.