Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40438
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste artigo, parte de uma pesquisa em andamento no programa do ProfHistória–URCA, objetiva apresentar perspectivas de ensino de História, a partir das HQs Cumbe (2018) e Angola Janga: uma história de Palmares (2017), de Marcelo D’Salete. Assim, partindo da análise das HQs, seguida de breve estudo bibliográfico, trata-se de estabelecer pontos que permitem abordar a temática da resistência negra contra a escravidão, em sala de aula. Na perspectiva teórico-metodológica, visando explorar a relação História em Quadrinhos e História, a narrativa gráfica foi compreendida através dos elementos propostos por alguns autores como Vilela e Vergueiro (2006) para refletir sobre o seu uso didático. Para efeito de discussão, o artigo está divido em duas seções. Na primeira, realizou-se a contextualização da escravidão na América portuguesa, destacando-se a resistência negra. Na segunda, procurou-se estabelecer a compreensão das HQs a partir do arcabouço teórico da Aprendizagem Histórica (RÜSEN, 2012).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.titleA resistência negra contra a escravidão nas histórias em quadrinhos: possibilidades de ensino de história a partir de “Cumbe” e “Angola Janga: uma história de Palmares”, de Marcelo D’Salete.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40438-
dc.date.accessioned2025-02-17T22:33:06Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-17T22:33:06Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
dc.subjectResistência negrapt_BR
dc.subjectEscrqvidãopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectMarcelo D’Salete - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subjectHQ - Cumbept_BR
dc.subjectAngola Janga: uma história de Palmares - HQpt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectHistorical Learningpt_BR
dc.subjectBlack Resistancept_BR
dc.subjectSlaverypt_BR
dc.subjectComic Bookspt_BR
dc.subjectMarcelo D’Salete - Criticism and Interpretationpt_BR
dc.subjectComic Book - Cumbept_BR
dc.subjectAngola Janga: A History of Palmares - Comic Bookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVARELA, Cícero Soares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBlack resistance against slavery in comic books: possibilities for teaching history based on “Cumbe” and “Angola Janga: a history of Palmares”, by Marcelo D’Salete.pt_BR
dc.identifier.citationVARELA, Cícero Soares. A resistência negra contra a escravidão nas histórias em quadrinhos: possibilidades de ensino de história a partir de “Cumbe” e “Angola Janga: uma história de Palmares”, de Marcelo D’Salete. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40438pt_BR
dc.contributor.eventXI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE.-
Appears in Collections:ST 01 - A Sala de Aula em Perspectiva: Temáticas, Práticas, Vivências e Experiências do Ensino de História na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CÍCERO SOARES VARELA - XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST01 CFP 2019.pdfCícero Soares Varela. - XI Semana Nacional de História ST01 CFP 2019979.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.