Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40433
Title: O ensino de história e a literatura de cordel: uma possibilidade didático-metodológica aos saberes históricos.
Other Titles: Teaching history and cordel literature: a didactic-methodological possibility for historical knowledge.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de.
Keywords: Literatura de cordel;Ensino de História;Cordel como recurso didático;Novas linguagens;Procedimentos didático-metodológicos;Cordel literature;History teaching;Cordel as a teaching resource;New languages;Didactic-methodological procedures
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. O ensino de história e a literatura de cordel: uma possibilidade didático-metodológica aos saberes históricos. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40433
???metadata.dc.description.resumo???: O artigo visa discutir questões teórico-metodológicas que envolvem o ensino de História e a Literatura de Cordel. Propõe a utilização de textos literários, enquanto linguagem alternativa a ser adotada na sala de aula, para motivar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos escolares de História. A Literatura de Cordel consiste um gênero literário, cujos poemas originam-se da cultura popular. Estruturados em versos cadenciosos que empolgam e fascinam ouvintes e leitores, os textos apresentam-se, em geral, publicados em forma de folhetos. Em relação ao ensino de História, a partir das décadas de 1980/90 ocorrera a implantação de novas propostas curriculares no sistema educacional brasileiro, trazendo a possibilidade de o (a) professor (a) incorporar novas linguagens e diversos procedimentos didático-metodológicos nas aulas de História, incluindo estratégias de ensino com textos literários. A literatura na sala de aula, além de promover o gosto pela leitura, possibilita ao (a) educando (a) conhecer o cotidiano passado, a mentalidade, o universo político, econômico e a própria sociedade de uma determinada época, por meio de documentos escritos por literatos portadores de uma cultura, pertencentes a um contexto histórico, representantes de uma corrente artística e de seu tempo. Nesse contexto, o trabalho consiste, primeiramente, um estudo bibliográfico realizado com os (as) autores (as) que versam sobre a temática da literatura de cordel e o ensino de história e segundamente na análise e discussão de um projeto de intervenção pedagógico e do relatório de execução do mesmo, apresentado à coordenação do Prêmio Mestres da Educação na edição de 2017.
Keywords: Literatura de cordel
Ensino de História
Cordel como recurso didático
Novas linguagens
Procedimentos didático-metodológicos
Cordel literature
History teaching
Cordel as a teaching resource
New languages
Didactic-methodological procedures
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40433
Appears in Collections:ST 01 - A Sala de Aula em Perspectiva: Temáticas, Práticas, Vivências e Experiências do Ensino de História na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALDEIR FERNANDES DE OLIVEIRA - XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST01 CFP 2019.pdfAldeir Fernandes de Oliveira. - XI Semana Nacional de História ST01 CFP 2019367.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.