Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40433
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO artigo visa discutir questões teórico-metodológicas que envolvem o ensino de História e a Literatura de Cordel. Propõe a utilização de textos literários, enquanto linguagem alternativa a ser adotada na sala de aula, para motivar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos escolares de História. A Literatura de Cordel consiste um gênero literário, cujos poemas originam-se da cultura popular. Estruturados em versos cadenciosos que empolgam e fascinam ouvintes e leitores, os textos apresentam-se, em geral, publicados em forma de folhetos. Em relação ao ensino de História, a partir das décadas de 1980/90 ocorrera a implantação de novas propostas curriculares no sistema educacional brasileiro, trazendo a possibilidade de o (a) professor (a) incorporar novas linguagens e diversos procedimentos didático-metodológicos nas aulas de História, incluindo estratégias de ensino com textos literários. A literatura na sala de aula, além de promover o gosto pela leitura, possibilita ao (a) educando (a) conhecer o cotidiano passado, a mentalidade, o universo político, econômico e a própria sociedade de uma determinada época, por meio de documentos escritos por literatos portadores de uma cultura, pertencentes a um contexto histórico, representantes de uma corrente artística e de seu tempo. Nesse contexto, o trabalho consiste, primeiramente, um estudo bibliográfico realizado com os (as) autores (as) que versam sobre a temática da literatura de cordel e o ensino de história e segundamente na análise e discussão de um projeto de intervenção pedagógico e do relatório de execução do mesmo, apresentado à coordenação do Prêmio Mestres da Educação na edição de 2017.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.titleO ensino de história e a literatura de cordel: uma possibilidade didático-metodológica aos saberes históricos.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40433-
dc.date.accessioned2025-02-17T22:19:44Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-17T22:19:44Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCordel como recurso didáticopt_BR
dc.subjectNovas linguagenspt_BR
dc.subjectProcedimentos didático-metodológicospt_BR
dc.subjectCordel literaturept_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectCordel as a teaching resourcept_BR
dc.subjectNew languagespt_BR
dc.subjectDidactic-methodological procedurespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Aldeir Fernandes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching history and cordel literature: a didactic-methodological possibility for historical knowledge.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. O ensino de história e a literatura de cordel: uma possibilidade didático-metodológica aos saberes históricos. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40433pt_BR
dc.contributor.eventXI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE.-
Appears in Collections:ST 01 - A Sala de Aula em Perspectiva: Temáticas, Práticas, Vivências e Experiências do Ensino de História na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALDEIR FERNANDES DE OLIVEIRA - XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST01 CFP 2019.pdfAldeir Fernandes de Oliveira. - XI Semana Nacional de História ST01 CFP 2019367.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.