Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40433
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O artigo visa discutir questões teórico-metodológicas que envolvem o ensino de História e a Literatura de Cordel. Propõe a utilização de textos literários, enquanto linguagem alternativa a ser adotada na sala de aula, para motivar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos escolares de História. A Literatura de Cordel consiste um gênero literário, cujos poemas originam-se da cultura popular. Estruturados em versos cadenciosos que empolgam e fascinam ouvintes e leitores, os textos apresentam-se, em geral, publicados em forma de folhetos. Em relação ao ensino de História, a partir das décadas de 1980/90 ocorrera a implantação de novas propostas curriculares no sistema educacional brasileiro, trazendo a possibilidade de o (a) professor (a) incorporar novas linguagens e diversos procedimentos didático-metodológicos nas aulas de História, incluindo estratégias de ensino com textos literários. A literatura na sala de aula, além de promover o gosto pela leitura, possibilita ao (a) educando (a) conhecer o cotidiano passado, a mentalidade, o universo político, econômico e a própria sociedade de uma determinada época, por meio de documentos escritos por literatos portadores de uma cultura, pertencentes a um contexto histórico, representantes de uma corrente artística e de seu tempo. Nesse contexto, o trabalho consiste, primeiramente, um estudo bibliográfico realizado com os (as) autores (as) que versam sobre a temática da literatura de cordel e o ensino de história e segundamente na análise e discussão de um projeto de intervenção pedagógico e do relatório de execução do mesmo, apresentado à coordenação do Prêmio Mestres da Educação na edição de 2017. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 11 | pt_BR |
dc.title | O ensino de história e a literatura de cordel: uma possibilidade didático-metodológica aos saberes históricos. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40433 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T22:19:44Z | - |
dc.date.available | 2025-02-17 | - |
dc.date.available | 2025-02-17T22:19:44Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Cordel como recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Novas linguagens | pt_BR |
dc.subject | Procedimentos didático-metodológicos | pt_BR |
dc.subject | Cordel literature | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Cordel as a teaching resource | pt_BR |
dc.subject | New languages | pt_BR |
dc.subject | Didactic-methodological procedures | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching history and cordel literature: a didactic-methodological possibility for historical knowledge. | pt_BR |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Aldeir Fernandes de. O ensino de história e a literatura de cordel: uma possibilidade didático-metodológica aos saberes históricos. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40433 | pt_BR |
dc.contributor.event | XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. | - |
Appears in Collections: | ST 01 - A Sala de Aula em Perspectiva: Temáticas, Práticas, Vivências e Experiências do Ensino de História na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALDEIR FERNANDES DE OLIVEIRA - XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST01 CFP 2019.pdf | Aldeir Fernandes de Oliveira. - XI Semana Nacional de História ST01 CFP 2019 | 367.15 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.