Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40429
Title: | Ensino de História e música: confrontamentos entre o planejar e o fazer. |
Other Titles: | Teaching history and music: confrontations between planning and doing. |
???metadata.dc.creator???: | ALBUQUERQUE JUNIOR, Francisco Didier Guedes. AQUINO, Jefferson Fernandes de. |
Keywords: | Música e ensino de História;Ensino de História;Revolução industrial;Recurso didático - música;Música e História;Music and History Teaching;History Teaching;Industrial Revolution;Teaching Resources - Music;Music and History |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALBUQUERQUE JUNIOR, Francisco Didier Guedes; AQUINO, Jefferson Fernandes de. Ensino de história e música: confrontamentos entre o planejar e o fazer. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40429 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Dentre as múltiplas abordagens no conteúdo escolar, apresenta-se a música como um complexo e singular mecanismo de representação histórica. Compreendemos que a música, enquanto material didático, oportuniza, de maneira dinâmica, as discussões em sala de aula. Porém, destacamos que recorrer a música na prática docente requer planejar e, acima de tudo, ter consciência das milhares de possibilidades que esse planejamento pode acarretar na prática. Neste prumo, a partir do resultado da experiência docente na Escola Dom Moisés Coelho em Cajazeiras – PB, por meio do Programa Residência Pedagógica, este trabalho tem como finalidade discutir os conflitos, diferenças e possibilidades entre teorias e práticas no ensino de História através da música, atendo-se ao recorte histórico da Revolução Industrial através da música Fábricas, do grupo Legião Urbana. Partiremos do panorama teórico e metodológico de Contier (1991) e Calissi (2015) acerca da relação entre música e o ensino de História. |
Keywords: | Música e ensino de História Ensino de História Revolução industrial Recurso didático - música Música e História Music and History Teaching History Teaching Industrial Revolution Teaching Resources - Music Music and History |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40429 |
Appears in Collections: | ST 01 - A Sala de Aula em Perspectiva: Temáticas, Práticas, Vivências e Experiências do Ensino de História na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENSINO DE HISTÓRIA E MÚSICA CONFRONTAMENTOS ENTRE O PLANEJAR E O FAZER- XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST01 CFP 2019.pdf | Ensino de história e música: confrontamentos entre o planejar e o fazer. - XI Semana Nacional de História - ST01 CFP 2019 | 269.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.