Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40429
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Dentre as múltiplas abordagens no conteúdo escolar, apresenta-se a música como um complexo e singular mecanismo de representação histórica. Compreendemos que a música, enquanto material didático, oportuniza, de maneira dinâmica, as discussões em sala de aula. Porém, destacamos que recorrer a música na prática docente requer planejar e, acima de tudo, ter consciência das milhares de possibilidades que esse planejamento pode acarretar na prática. Neste prumo, a partir do resultado da experiência docente na Escola Dom Moisés Coelho em Cajazeiras – PB, por meio do Programa Residência Pedagógica, este trabalho tem como finalidade discutir os conflitos, diferenças e possibilidades entre teorias e práticas no ensino de História através da música, atendo-se ao recorte histórico da Revolução Industrial através da música Fábricas, do grupo Legião Urbana. Partiremos do panorama teórico e metodológico de Contier (1991) e Calissi (2015) acerca da relação entre música e o ensino de História. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 11 | pt_BR |
dc.title | Ensino de História e música: confrontamentos entre o planejar e o fazer. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40429 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-17T22:00:07Z | - |
dc.date.available | 2025-02-17 | - |
dc.date.available | 2025-02-17T22:00:07Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Música e ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Revolução industrial | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático - música | pt_BR |
dc.subject | Música e História | pt_BR |
dc.subject | Music and History Teaching | pt_BR |
dc.subject | History Teaching | pt_BR |
dc.subject | Industrial Revolution | pt_BR |
dc.subject | Teaching Resources - Music | pt_BR |
dc.subject | Music and History | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALBUQUERQUE JUNIOR, Francisco Didier Guedes. | - |
dc.creator | AQUINO, Jefferson Fernandes de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching history and music: confrontations between planning and doing. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE JUNIOR, Francisco Didier Guedes; AQUINO, Jefferson Fernandes de. Ensino de história e música: confrontamentos entre o planejar e o fazer. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40429 | pt_BR |
dc.contributor.event | XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. | - |
Appears in Collections: | ST 01 - A Sala de Aula em Perspectiva: Temáticas, Práticas, Vivências e Experiências do Ensino de História na Educação Básica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENSINO DE HISTÓRIA E MÚSICA CONFRONTAMENTOS ENTRE O PLANEJAR E O FAZER- XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST01 CFP 2019.pdf | Ensino de história e música: confrontamentos entre o planejar e o fazer. - XI Semana Nacional de História - ST01 CFP 2019 | 269.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.