Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40429
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoDentre as múltiplas abordagens no conteúdo escolar, apresenta-se a música como um complexo e singular mecanismo de representação histórica. Compreendemos que a música, enquanto material didático, oportuniza, de maneira dinâmica, as discussões em sala de aula. Porém, destacamos que recorrer a música na prática docente requer planejar e, acima de tudo, ter consciência das milhares de possibilidades que esse planejamento pode acarretar na prática. Neste prumo, a partir do resultado da experiência docente na Escola Dom Moisés Coelho em Cajazeiras – PB, por meio do Programa Residência Pedagógica, este trabalho tem como finalidade discutir os conflitos, diferenças e possibilidades entre teorias e práticas no ensino de História através da música, atendo-se ao recorte histórico da Revolução Industrial através da música Fábricas, do grupo Legião Urbana. Partiremos do panorama teórico e metodológico de Contier (1991) e Calissi (2015) acerca da relação entre música e o ensino de História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue11pt_BR
dc.titleEnsino de História e música: confrontamentos entre o planejar e o fazer.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40429-
dc.date.accessioned2025-02-17T22:00:07Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-17T22:00:07Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMúsica e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectRevolução industrialpt_BR
dc.subjectRecurso didático - músicapt_BR
dc.subjectMúsica e Históriapt_BR
dc.subjectMusic and History Teachingpt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectIndustrial Revolutionpt_BR
dc.subjectTeaching Resources - Musicpt_BR
dc.subjectMusic and Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALBUQUERQUE JUNIOR, Francisco Didier Guedes.-
dc.creatorAQUINO, Jefferson Fernandes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching history and music: confrontations between planning and doing.pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE JUNIOR, Francisco Didier Guedes; AQUINO, Jefferson Fernandes de. Ensino de história e música: confrontamentos entre o planejar e o fazer. In: XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE. 11., 2019, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2019. ST 01: A sala de aula em perspectiva: temáticas, práticas, vivências e experiências do ensino de história na educação básica. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40429pt_BR
dc.contributor.eventXI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - HISTÓRIAS DOS BRASIS: NARRATIVAS HISTORIOGRÁFICAS DE ONTEM E HOJE.-
Appears in Collections:ST 01 - A Sala de Aula em Perspectiva: Temáticas, Práticas, Vivências e Experiências do Ensino de História na Educação Básica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINO DE HISTÓRIA E MÚSICA CONFRONTAMENTOS ENTRE O PLANEJAR E O FAZER- XI SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ST01 CFP 2019.pdfEnsino de história e música: confrontamentos entre o planejar e o fazer. - XI Semana Nacional de História - ST01 CFP 2019269.41 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.