Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40427
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEssa pesquisa analisa o uso da história local na educação de jovens e adultos, discutindo as possibilidades e os desafios na sua implementação, ao considerar o contexto histórico dessa modalidade. O percurso até a institucionalização da EJA retrata as desigualdades sociais brasileiras, alto índice de analfabetismo e os conflitos políticos na construção das primeiras propostas educacionais para essa população. Partindo dessa conjuntura, as proposições pedagógicas para o ensino de história local são debatidas. O estudo utiliza, através da etnografia, uma experiência docente na EJA durante a pandemia da COVID-19 e busca compreender os modos de coexistência da educação aos jovens e adultos e suas problemáticas diante das medidas sanitárias adotadas pelo país em 2021.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleA história local na educação de jovens e adultos: processos históricos e experiência docente em tempos de pandemia.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40427-
dc.date.accessioned2025-02-17T21:27:14Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-17T21:27:14Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEnsino de História Localpt_BR
dc.subjectPandemia de Covid-19 e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectLocal Historypt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectTeaching Local Historypt_BR
dc.subjectCovid-19 Pandemic and History Teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLocal history in youth and adult education: historical processes and teaching experience in times of pandemic.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa. A história local na educação de jovens e adultos: processos históricos e experiência docente em tempos de pandemia. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 09 - Pesquisas e experiências no ensino de história em espaços formais e não formais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40427pt_BR
dc.contributor.eventXII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS.-
Appears in Collections:ST 09 - Pesquisas e Experiências no Ensino de História em Espaços Formais e Não Formais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MIRIAN JOSSETTE DE SOUSA OLIVEIRA - XII SEMANA NACIONAL DE HISTORIA ST9 CFP 2022.pdfA história local na educação de jovens e adultos: processos históricos e experiência docente em tempos de pandemia. - XII Semana Nacional de História ST9 CFP 2022195.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.