Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40407
Title: A qualidade alienante e segregacionista do ensino brasileiro: uma trajetória de desumanização do sujeito na medida em que o retira de si.
Other Titles: The alienating and segregationist quality of Brazilian education: a trajectory of dehumanization of the subject as it removes him from himself.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Iago Formiga da.
Keywords: Métodos de ensino;Mercado alienante;Educação e sociedade;Ensino brasileiro;Teaching methods;Alienating market;Education and society;Brazilian education
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Iago Formiga da. A qualidade alienante e segregacionista do ensino brasileiro: uma trajetória de desumanização do sujeito na medida em que o retira de si. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 07 - Fontes e escrita da formação e atuação de professores e professoras (séc XIX e XX). ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40407
???metadata.dc.description.resumo???: Pensar em escola é também pensar em comunidade, educação em sociedade, ambas são formadas a serviço uma da outra; sendo assim, para realizar esta pesquisa foi elaborado como objetivo geral discutir os métodos enraizados de ensino no Brasil como uma forma de compreender os discursos responsáveis por reverberar antigas práticas na sala de aula hoje. Para tanto, traça-se como objetivos específicos: apresentar como se estruturou a qualidade dualista no ensino brasileiro; analisar as consequências de métodos técnicos à serviço do mercado; expor a metodologia humanista como forma de escapar da doutrinação das instituições de ensino. Para fundamentar nossa discussão, trabalhos como o de Abi-Sâmara (2016) sobre métodos pedagógicos de ensino e nas próprias diretrizes discutidas por Freire (1996), Marcuse (2009) e Codo (1991) sobre as condições de mercado de trabalho, Zanetti (1997) e Fernandes (2018) acerca do discurso propagado pelas instituições de ensino a serviço de quem, além das contribuições de Ferreira Jr (2010) e Cicone (2016) a respeito do processo de formação da educação brasileira. Considerando esses trabalhos, esta pesquisa se mostra qualitativa de cunho bibliográfico na medida que busca entender como o atual sistema de ensino brasileiro repercute uma prática dualística à serviço do Mercado? Constatando, por fim, que por estar inserida em uma lógica capitalista, a escola se vê forçada a reviver métodos que reforçam a qualidade elitista e exclusiva enraizada em nossa educação.
Keywords: Métodos de ensino
Mercado alienante
Educação e sociedade
Ensino brasileiro
Teaching methods
Alienating market
Education and society
Brazilian education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40407
Appears in Collections:ST 07 - Fontes e Escrita da Formação e Atuação de Professores e Professoras (Séc. XIX e XX)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IAGO FORMIGA DA COSTA. - XII SEMANA NACIONAL DE HISTORIA ST7 CFP 2022.pdfIago Formiga da Costa. - XII Semana Nacional de História ST7 CFP 2022179.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.