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dc.description.resumoPensar em escola é também pensar em comunidade, educação em sociedade, ambas são formadas a serviço uma da outra; sendo assim, para realizar esta pesquisa foi elaborado como objetivo geral discutir os métodos enraizados de ensino no Brasil como uma forma de compreender os discursos responsáveis por reverberar antigas práticas na sala de aula hoje. Para tanto, traça-se como objetivos específicos: apresentar como se estruturou a qualidade dualista no ensino brasileiro; analisar as consequências de métodos técnicos à serviço do mercado; expor a metodologia humanista como forma de escapar da doutrinação das instituições de ensino. Para fundamentar nossa discussão, trabalhos como o de Abi-Sâmara (2016) sobre métodos pedagógicos de ensino e nas próprias diretrizes discutidas por Freire (1996), Marcuse (2009) e Codo (1991) sobre as condições de mercado de trabalho, Zanetti (1997) e Fernandes (2018) acerca do discurso propagado pelas instituições de ensino a serviço de quem, além das contribuições de Ferreira Jr (2010) e Cicone (2016) a respeito do processo de formação da educação brasileira. Considerando esses trabalhos, esta pesquisa se mostra qualitativa de cunho bibliográfico na medida que busca entender como o atual sistema de ensino brasileiro repercute uma prática dualística à serviço do Mercado? Constatando, por fim, que por estar inserida em uma lógica capitalista, a escola se vê forçada a reviver métodos que reforçam a qualidade elitista e exclusiva enraizada em nossa educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleA qualidade alienante e segregacionista do ensino brasileiro: uma trajetória de desumanização do sujeito na medida em que o retira de si.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40407-
dc.date.accessioned2025-02-17T19:16:08Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-17T19:16:08Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectMercado alienantept_BR
dc.subjectEducação e sociedadept_BR
dc.subjectEnsino brasileiropt_BR
dc.subjectTeaching methodspt_BR
dc.subjectAlienating marketpt_BR
dc.subjectEducation and societypt_BR
dc.subjectBrazilian educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Iago Formiga da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe alienating and segregationist quality of Brazilian education: a trajectory of dehumanization of the subject as it removes him from himself.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Iago Formiga da. A qualidade alienante e segregacionista do ensino brasileiro: uma trajetória de desumanização do sujeito na medida em que o retira de si. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 07 - Fontes e escrita da formação e atuação de professores e professoras (séc XIX e XX). ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40407pt_BR
dc.contributor.eventXII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS.-
Appears in Collections:ST 07 - Fontes e Escrita da Formação e Atuação de Professores e Professoras (Séc. XIX e XX)

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