Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40403
Title: O professor de História e os duelos com as Iaras digitais.
Other Titles: The History teacher and the duels with the digital Iaras.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Djalma Luiz do Nascimento.
Keywords: Ensino de História;Professores de História;Conservadorismo;Movimento Escola sem Partido;Movimento Brasil Livre;Narrativas e internet;Internet e verdades;Fake News;History Teaching;History Teachers;Conservatism;School Without Party Movement;Free Brazil Movement;Narratives and the Internet;Internet and Truths;Fake News
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Djalma Luiz do Nascimento. O professor de história e os duelos com as Iaras digitais. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 04 - Narrativas historiográficas dos Brasis do ontem e do hoje: cinema, educação e movimentos sociais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40403
???metadata.dc.description.resumo???: Os Novos desafios impostos para o ensino de História e do papel da História Publica, devido a seu questionamento enquanto verdade contada ou mentira a ser revelada. Tais posicionamentos levaram-nos a buscar descrever o caminho da educação brasileira nos meios de comunicação em massa e presente no jogo de disputas da internet e seus vários discursos e possibilidades de apresentação. O que se fala na internet soa como verdades inquestionáveis e essas, estabelecidas pela ciência, começam a ser descontruídas pelas mídias tradicionais findando na internet. Discursos e escritos negacionistas, plataformas digitais que prometem explicar tempos históricos em um período relativo de tempo, colocam em xeque o trabalho do Historiador e do professor de História, sendo preciso voltar-nos ao enfrentamento das narrativas, buscando a verdade como arma principal. Nesta perspectiva, analisaremos os discursos produzidos e defendidos contra a História, por grupos conservadores, que levaram ao surgimento de movimentos como a Escola sem Partido e o Movimento Brasil Livre, que com teor conservador buscaram deslegitimar a História como ciência e consequentemente os professores, que diante das disputas discursivas devem se levantar contra esses movimentos, utilizando como uma ferramenta para isto o campo digital, no pronunciamento da verdade apresentada por Foucault como “parresia” e “veridicção”.
Keywords: Ensino de História
Professores de História
Conservadorismo
Movimento Escola sem Partido
Movimento Brasil Livre
Narrativas e internet
Internet e verdades
Fake News
History Teaching
History Teachers
Conservatism
School Without Party Movement
Free Brazil Movement
Narratives and the Internet
Internet and Truths
Fake News
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40403
Appears in Collections:ST 04 - Narrativas Historiográficas dos Brasis do Ontem e do Hoje: Cinema, Educação e Movimentos Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DJALMA LUIZ DO NASCIMENTO DANTAS. - XII SEMANA NACIONAL DE HISTORIA ST4 CFP 2022.pdfO professor de história e os duelos com as Iaras digitais. - XII Semana Nacional de História - ST04 CFP 2022230.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.