Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40403
Title: | O professor de História e os duelos com as Iaras digitais. |
Other Titles: | The History teacher and the duels with the digital Iaras. |
???metadata.dc.creator???: | DANTAS, Djalma Luiz do Nascimento. |
Keywords: | Ensino de História;Professores de História;Conservadorismo;Movimento Escola sem Partido;Movimento Brasil Livre;Narrativas e internet;Internet e verdades;Fake News;History Teaching;History Teachers;Conservatism;School Without Party Movement;Free Brazil Movement;Narratives and the Internet;Internet and Truths;Fake News |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | DANTAS, Djalma Luiz do Nascimento. O professor de história e os duelos com as Iaras digitais. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 04 - Narrativas historiográficas dos Brasis do ontem e do hoje: cinema, educação e movimentos sociais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40403 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Os Novos desafios impostos para o ensino de História e do papel da História Publica, devido a seu questionamento enquanto verdade contada ou mentira a ser revelada. Tais posicionamentos levaram-nos a buscar descrever o caminho da educação brasileira nos meios de comunicação em massa e presente no jogo de disputas da internet e seus vários discursos e possibilidades de apresentação. O que se fala na internet soa como verdades inquestionáveis e essas, estabelecidas pela ciência, começam a ser descontruídas pelas mídias tradicionais findando na internet. Discursos e escritos negacionistas, plataformas digitais que prometem explicar tempos históricos em um período relativo de tempo, colocam em xeque o trabalho do Historiador e do professor de História, sendo preciso voltar-nos ao enfrentamento das narrativas, buscando a verdade como arma principal. Nesta perspectiva, analisaremos os discursos produzidos e defendidos contra a História, por grupos conservadores, que levaram ao surgimento de movimentos como a Escola sem Partido e o Movimento Brasil Livre, que com teor conservador buscaram deslegitimar a História como ciência e consequentemente os professores, que diante das disputas discursivas devem se levantar contra esses movimentos, utilizando como uma ferramenta para isto o campo digital, no pronunciamento da verdade apresentada por Foucault como “parresia” e “veridicção”. |
Keywords: | Ensino de História Professores de História Conservadorismo Movimento Escola sem Partido Movimento Brasil Livre Narrativas e internet Internet e verdades Fake News History Teaching History Teachers Conservatism School Without Party Movement Free Brazil Movement Narratives and the Internet Internet and Truths Fake News |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40403 |
Appears in Collections: | ST 04 - Narrativas Historiográficas dos Brasis do Ontem e do Hoje: Cinema, Educação e Movimentos Sociais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DJALMA LUIZ DO NASCIMENTO DANTAS. - XII SEMANA NACIONAL DE HISTORIA ST4 CFP 2022.pdf | O professor de história e os duelos com as Iaras digitais. - XII Semana Nacional de História - ST04 CFP 2022 | 230.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.