Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40403
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoOs Novos desafios impostos para o ensino de História e do papel da História Publica, devido a seu questionamento enquanto verdade contada ou mentira a ser revelada. Tais posicionamentos levaram-nos a buscar descrever o caminho da educação brasileira nos meios de comunicação em massa e presente no jogo de disputas da internet e seus vários discursos e possibilidades de apresentação. O que se fala na internet soa como verdades inquestionáveis e essas, estabelecidas pela ciência, começam a ser descontruídas pelas mídias tradicionais findando na internet. Discursos e escritos negacionistas, plataformas digitais que prometem explicar tempos históricos em um período relativo de tempo, colocam em xeque o trabalho do Historiador e do professor de História, sendo preciso voltar-nos ao enfrentamento das narrativas, buscando a verdade como arma principal. Nesta perspectiva, analisaremos os discursos produzidos e defendidos contra a História, por grupos conservadores, que levaram ao surgimento de movimentos como a Escola sem Partido e o Movimento Brasil Livre, que com teor conservador buscaram deslegitimar a História como ciência e consequentemente os professores, que diante das disputas discursivas devem se levantar contra esses movimentos, utilizando como uma ferramenta para isto o campo digital, no pronunciamento da verdade apresentada por Foucault como “parresia” e “veridicção”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue12pt_BR
dc.titleO professor de História e os duelos com as Iaras digitais.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40403-
dc.date.accessioned2025-02-17T19:06:38Z-
dc.date.available2025-02-17-
dc.date.available2025-02-17T19:06:38Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectProfessores de Históriapt_BR
dc.subjectConservadorismopt_BR
dc.subjectMovimento Escola sem Partidopt_BR
dc.subjectMovimento Brasil Livrept_BR
dc.subjectNarrativas e internetpt_BR
dc.subjectInternet e verdadespt_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectHistory Teacherspt_BR
dc.subjectConservatismpt_BR
dc.subjectSchool Without Party Movementpt_BR
dc.subjectFree Brazil Movementpt_BR
dc.subjectNarratives and the Internetpt_BR
dc.subjectInternet and Truthspt_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Djalma Luiz do Nascimento.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe History teacher and the duels with the digital Iaras.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Djalma Luiz do Nascimento. O professor de história e os duelos com as Iaras digitais. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 04 - Narrativas historiográficas dos Brasis do ontem e do hoje: cinema, educação e movimentos sociais. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40403pt_BR
dc.contributor.eventXII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS.-
Appears in Collections:ST 04 - Narrativas Historiográficas dos Brasis do Ontem e do Hoje: Cinema, Educação e Movimentos Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DJALMA LUIZ DO NASCIMENTO DANTAS. - XII SEMANA NACIONAL DE HISTORIA ST4 CFP 2022.pdfO professor de história e os duelos com as Iaras digitais. - XII Semana Nacional de História - ST04 CFP 2022230.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.