Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40385
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, J. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7508139246535406pt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Angélica Mara de Lima.
dc.contributor.advisor1IDDIAS, A. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174712865881726pt_BR
dc.contributor.referee1ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de.
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.referee3MARQUES, Ana Carolina de Oliveira.
dc.description.resumoOs Referenciais Curriculares da Paraíba são um item norteador para as diretrizes educacionais, as quais estão sendo aplicadas nas escolas públicas e privadas do Estado no que se refere ao Novo Ensino Médio. O documento foi instituído no ano de 2021 e colocado em prática no ano de 2022, tendo sido elaborado no contexto das últimas reformas curriculares nacionais. Sendo assim, nesta pesquisa tivemos como objetivos analisar como a Geografia está prescrita nos Referenciais Curriculares da Paraíba para o Ensino Médio, caracterizar a Geografia escolar no ensino médio a partir das mudanças curriculares neoliberais, descrever os Referenciais Curriculares da Paraíba para o Ensino Médio, como também analisar a Geografia no referido Documento. Como embasamento teórico, utilizamos autores, a citar: Albuquerque (2011), Apple (1982), Cellard (2008), Goodson (1999), Moreira (2009). Como procedimento metodológico, utilizamos a pesquisa documental, tendo como apoio a análise e sistematização das informações da fonte, ou seja, os Referenciais Curriculares da Paraíba para o Ensino Médio. Podemos concluir que tal Documento não dá conta da realização das propostas ali inseridas para a Geografia, tanto do ponto de vista teórico conceitual, quanto à leitura vinculada para o estudante egresso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.titleGeografia e o novo ensino médio: uma análise do documento curricular do estado da Paraíba.pt_BR
dc.date.issued2024-08-16
dc.description.abstractThe Curricular References of Paraíba are a guiding item for the educational guidelines, which are being applied in public and private schools in the State with regard to New Secondary Education. The document was established in 2021 and put into practice in 2022, having been drawn up in the context of the latest national curricular reforms. Therefore, in this research we aimed to analyze how Geography is prescribed in the Curricular References of Paraíba for High School, characterize school Geography in high school based on neoliberal curricular changes, describe the Curricular References of Paraíba for High School, as also analyze the Geography in that Document. As a theoretical basis, we used authors, namely: Albuquerque (2011), Apple (1982), Cellard (2008), Goodson (1999), Moreira (2009). As a methodological procedure, we used documentary research, supported by the analysis and systematization of source information, that is, the Paraíba Curricular References for High School. We can conclude that this Document does not account for the implementation of the proposals included there for Geography, both from a conceptual theoretical point of view and from the linked reading for the graduating student.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40385
dc.date.accessioned2025-02-17T15:08:35Z
dc.date.available2025-02-17
dc.date.available2025-02-17T15:08:35Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGeografia escolar – ensino médiopt_BR
dc.subjectReferências curriculares - ensino médiopt_BR
dc.subjectNovo ensino médio – Paraíbapt_BR
dc.subjectSchool geography – high schoolpt_BR
dc.subjectCurriculum references - high schoolpt_BR
dc.subjectNew high school – Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Juliene Fernandes de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGeography and the new secondary education: an analysis of the curriculum document of the state of Paraíba.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Juliene Fernandes de. Geografia e o novo ensino médio: uma análise do documento curricular do estado da Paraíba. 2024. 71 f. Dissertação (Mestrado em Geografia em Rede PROFGEO) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:PROFGEO - Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIENE FERNANDES DE OLIVEIRA- DISSERTAÇÃO (PROFGEO) 2024.pdf719.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.