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Title: A seca e os trilhos do progresso: enredo e tramas que enaltecem o cenário político no nordeste entre 1870 e 1930.
Other Titles: The drought and the tracks of progress: plot and plots that extol the political scenario in the northeast between 1870 and 1930.
???metadata.dc.creator???: ROLIM, Joelson Ramalho.
Keywords: Ferrovias - Nordeste;Trens e desenvolvimento - Nordeste 1870-1930;Secas e ferrovias;Seca - sertão nordestino;Elites agrárias - Ceará;Linhas férreas;Política - Nordeste;Progresso - Nordeste;Railways - Northeast;Trains and development - Northeast 1870-1930;Droughts and railways;Drought - Northeastern backlands;Agrarian elites - Ceará;Railways;Politics - Northeast;Progress - Northeast
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROLIM, José Ramalho. A seca e os trilhos do progresso: enredo e tramas que enaltecem o cenário político no nordeste entre 1870 e 1930. In: XII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - ENSINO E MOVIMENTOS SOCIAIS: NOVOS OLHARES E CONCEITOS HISTORIOGRÁFICOS. 12., 2022, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2022. ST 01 - Cultura e sociedade: instituições, protagonismos e sociabilidades no Brasil dos séculos XIX e XX. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40381
???metadata.dc.description.resumo???: Entre o final do século XIX e início do século XX a seca tornou-se um dos mais nefastos problemas de cunho político, econômico e social no Nordeste brasileiro. Essa circunstância possibilitou o surgimento de diversas tramas e discursos que iriam consolidar às elites agrárias, o cenário parlamentar (especialmente no Estado do Ceará) e grandes investidores. Como também, oportunistas e conchavos para aquisição de estruturas e obras para sanar os dramas e angústias perante as populações vulneráveis e abandonadas pelos órgãos públicos. Uma dessas aquisições era o trem (as estações e linhas férreas) que iriam despertar revanchismos e interesses econômicos da capital do Estado às áreas produtivas, desmembrando da cidade de Baturité, para as regiões do: vale do Jaguaribe, sul e cariri cearense e posteriormente enraizando pelo auto sertão paraibano. Com isso, o trem foi objeto de disputas políticas, sendo elemento fundamental no despertar pelo progresso, desenvolvimento e transformação econômica e social pelo sertão e, por isso, objeto de estudo neste artigo. Como recurso metodológico, foi necessário buscar na literatura especializada elementos que dariam suporte e base historiográfica na compreensão desta propositura. Com base no que foi discutido, percebemos que o trem possibilitou um gradual e pujante dinamismo nas articulações políticas, no surgimento de novos agentes comerciais, impulsionou fluxos migratórios, impulsionou o surgimento de frentes de trabalho, vilarejos e povoados tornaram-se cidades independentes possibilitando de um novo panorama social.
Keywords: Ferrovias - Nordeste
Trens e desenvolvimento - Nordeste 1870-1930
Secas e ferrovias
Seca - sertão nordestino
Elites agrárias - Ceará
Linhas férreas
Política - Nordeste
Progresso - Nordeste
Railways - Northeast
Trains and development - Northeast 1870-1930
Droughts and railways
Drought - Northeastern backlands
Agrarian elites - Ceará
Railways
Politics - Northeast
Progress - Northeast
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40381
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