Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40327
Title: Compreendendo o processo educacional através do papel do professor: uma breve analise da Revista do Ensino da década de 30.
Other Titles: Understanding the educational process through the role of the teacher: a brief analysis of the Revista do Ensino from the 1930s.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Maria Pereira de.
Keywords: Processo educacional;História e educação;Revista do Ensino - PB - década de 1930;Periódico educacional - Paraíba - 1930;Papel do professor;Professor e ensino - Revista do Ensino - PB - 1930;Métodos didáticos - Paraíba 1930;História da Educação - Paraíba - 1930;Educational process;History and education;Education Journal - PB - 1930s;Educational periodical - Paraíba - 1930;Teacher's role;Teacher and teaching - Education Journal - PB - 1930;Teaching methods - Paraíba 1930;History of Education - Paraíba - 1930
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Maria Pereira de. Compreendendo o processo educacional através do papel do professor: uma breve analise da Revista do Ensino da década de 30. In: IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS. 9., 2017, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. Sessão coordenada: “História e Educação”. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40327
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho propõe uma discussão sobre o processo educacional na década de 1930, através da publicação de artigos da Revista do Ensino, um editorial trimensal de responsabilidade da Diretoria do Ensino Primário do Estado da Paraíba, publicada através das Oficinas da Imprensa Oficial em João Pessoa. De forma sistematizada esse estudo através de leituras e interpretação de alguns artigos dos exemplares do Anno I N.1 de abril de 1932, Anno II N.2 julho de 1932, Anno III N.10 julho de 1934 e Anno V N. 14 Dezembro de 1937, busca compreender os principais métodos didáticos utilizados e a postura do professor desse período, a fim de refletir como o processo de ensino aprendizagem estava pensado e ate que ponto a postura adotada pelo professor era responsável por essa tarefa.
Keywords: Processo educacional
História e educação
Revista do Ensino - PB - década de 1930
Periódico educacional - Paraíba - 1930
Papel do professor
Professor e ensino - Revista do Ensino - PB - 1930
Métodos didáticos - Paraíba 1930
História da Educação - Paraíba - 1930
Educational process
History and education
Education Journal - PB - 1930s
Educational periodical - Paraíba - 1930
Teacher's role
Teacher and teaching - Education Journal - PB - 1930
Teaching methods - Paraíba 1930
History of Education - Paraíba - 1930
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40327
Appears in Collections:Sessão Coordenada "Ensino de História"

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA PEREIRA DE SOUSA. - IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA SC4 CFP 2017.pdfMaria Pereira de Sousa - IX Semana Nacional de História - SC02 CFP 2017.197.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.