Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40327
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho propõe uma discussão sobre o processo educacional na década de 1930, através da publicação de artigos da Revista do Ensino, um editorial trimensal de responsabilidade da Diretoria do Ensino Primário do Estado da Paraíba, publicada através das Oficinas da Imprensa Oficial em João Pessoa. De forma sistematizada esse estudo através de leituras e interpretação de alguns artigos dos exemplares do Anno I N.1 de abril de 1932, Anno II N.2 julho de 1932, Anno III N.10 julho de 1934 e Anno V N. 14 Dezembro de 1937, busca compreender os principais métodos didáticos utilizados e a postura do professor desse período, a fim de refletir como o processo de ensino aprendizagem estava pensado e ate que ponto a postura adotada pelo professor era responsável por essa tarefa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.titleCompreendendo o processo educacional através do papel do professor: uma breve analise da Revista do Ensino da década de 30.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40327-
dc.date.accessioned2025-02-14T16:07:50Z-
dc.date.available2025-02-14-
dc.date.available2025-02-14T16:07:50Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectProcesso educacionalpt_BR
dc.subjectHistória e educaçãopt_BR
dc.subjectRevista do Ensino - PB - década de 1930pt_BR
dc.subjectPeriódico educacional - Paraíba - 1930pt_BR
dc.subjectPapel do professorpt_BR
dc.subjectProfessor e ensino - Revista do Ensino - PB - 1930pt_BR
dc.subjectMétodos didáticos - Paraíba 1930pt_BR
dc.subjectHistória da Educação - Paraíba - 1930pt_BR
dc.subjectEducational processpt_BR
dc.subjectHistory and educationpt_BR
dc.subjectEducation Journal - PB - 1930spt_BR
dc.subjectEducational periodical - Paraíba - 1930pt_BR
dc.subjectTeacher's rolept_BR
dc.subjectTeacher and teaching - Education Journal - PB - 1930pt_BR
dc.subjectTeaching methods - Paraíba 1930pt_BR
dc.subjectHistory of Education - Paraíba - 1930pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Maria Pereira de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeUnderstanding the educational process through the role of the teacher: a brief analysis of the Revista do Ensino from the 1930s.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Maria Pereira de. Compreendendo o processo educacional através do papel do professor: uma breve analise da Revista do Ensino da década de 30. In: IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS. 9., 2017, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. Sessão coordenada: “História e Educação”. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40327pt_BR
dc.contributor.eventIX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS.-
Appears in Collections:Sessão Coordenada "Ensino de História"

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA PEREIRA DE SOUSA. - IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA SC4 CFP 2017.pdfMaria Pereira de Sousa - IX Semana Nacional de História - SC02 CFP 2017.197.23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.