Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40327
Title: | Compreendendo o processo educacional através do papel do professor: uma breve analise da Revista do Ensino da década de 30. |
Other Titles: | Understanding the educational process through the role of the teacher: a brief analysis of the Revista do Ensino from the 1930s. |
???metadata.dc.creator???: | SOUSA, Maria Pereira de. |
Keywords: | Processo educacional;História e educação;Revista do Ensino - PB - década de 1930;Periódico educacional - Paraíba - 1930;Papel do professor;Professor e ensino - Revista do Ensino - PB - 1930;Métodos didáticos - Paraíba 1930;História da Educação - Paraíba - 1930;Educational process;History and education;Education Journal - PB - 1930s;Educational periodical - Paraíba - 1930;Teacher's role;Teacher and teaching - Education Journal - PB - 1930;Teaching methods - Paraíba 1930;History of Education - Paraíba - 1930 |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUSA, Maria Pereira de. Compreendendo o processo educacional através do papel do professor: uma breve analise da Revista do Ensino da década de 30. In: IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS. 9., 2017, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. Sessão coordenada: “História e Educação”. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40327 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho propõe uma discussão sobre o processo educacional na década de 1930, através da publicação de artigos da Revista do Ensino, um editorial trimensal de responsabilidade da Diretoria do Ensino Primário do Estado da Paraíba, publicada através das Oficinas da Imprensa Oficial em João Pessoa. De forma sistematizada esse estudo através de leituras e interpretação de alguns artigos dos exemplares do Anno I N.1 de abril de 1932, Anno II N.2 julho de 1932, Anno III N.10 julho de 1934 e Anno V N. 14 Dezembro de 1937, busca compreender os principais métodos didáticos utilizados e a postura do professor desse período, a fim de refletir como o processo de ensino aprendizagem estava pensado e ate que ponto a postura adotada pelo professor era responsável por essa tarefa. |
Keywords: | Processo educacional História e educação Revista do Ensino - PB - década de 1930 Periódico educacional - Paraíba - 1930 Papel do professor Professor e ensino - Revista do Ensino - PB - 1930 Métodos didáticos - Paraíba 1930 História da Educação - Paraíba - 1930 Educational process History and education Education Journal - PB - 1930s Educational periodical - Paraíba - 1930 Teacher's role Teacher and teaching - Education Journal - PB - 1930 Teaching methods - Paraíba 1930 History of Education - Paraíba - 1930 |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40327 |
Appears in Collections: | Sessão Coordenada "Ensino de História" |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA PEREIRA DE SOUSA. - IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA SC4 CFP 2017.pdf | Maria Pereira de Sousa - IX Semana Nacional de História - SC02 CFP 2017. | 197.23 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.