Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40325
Title: A inteligibilidade dos conceitos históricos nos livros didáticos: um pré-requisito para a construção do conhecimento histórico e para formação cidadã.
Other Titles: The intelligibility of historical concepts in textbooks: a prerequisite for the construction of historical knowledge and citizenship formation.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Alessandra Michelle Alvares.
Keywords: Conhecimento histórico;História e formação cidadã;Formação cidadã;Livros didáticos de História;Inteligibilidade - conceitos históricos;Conceitos históricos;Tecnologia;Ensino de História;Historical knowledge;History and citizenship education;Citizenship education;History textbooks;Intelligibility - historical concepts;Historical concepts;Technology;History teaching
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, Alessandra Michelle Alvares. A inteligibilidade dos conceitos históricos nos livros didáticos: um pré-requisito para a construção do conhecimento histórico e para formação cidadã. In: IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS. 9., 2017, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. Sessão coordenada: “Ensino de História”. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40325
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem o objetivo discutir a formação cidadã a partir da construção do Conhecimento Histórico que se faz possível através da inteligibilidade dos conceitos históricos trazidos nos livros didáticos. Nesse contexto, discutiremos as contribuição e dificuldades de se trabalhar com o livro didático na atualidade, tendo em vista que da forma que se apresentam, de forma resumida e sem muitas explicações, dificulta o entendimento e provoca o desinteresse por parte do aluno, comprometendo a construção do Conhecimento Histórico, muito embora ainda seja um dos recursos didáticos mais utilizados no processo ensino-aprendizagem. Assim, acreditamos que atuação crítico-cidadão só se fará possível a partir de uma educação de qualidade, a qual perpassa por investimento em qualificação profissional e novas abordagens didático-pedagógicas.
Keywords: Conhecimento histórico
História e formação cidadã
Formação cidadã
Livros didáticos de História
Inteligibilidade - conceitos históricos
Conceitos históricos
Tecnologia
Ensino de História
Historical knowledge
History and citizenship education
Citizenship education
History textbooks
Intelligibility - historical concepts
Historical concepts
Technology
History teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40325
Appears in Collections:Sessão Coordenada "Ensino de História"

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALESSANDRA MICHELLE ALVARES ANDRADE23. - IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA SC2 CFP 2017.pdfAlessandra Michelle Alvares Andrade - IX Semana Nacional de História - SC02 CFP 2017213.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.