Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40325
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O presente trabalho tem o objetivo discutir a formação cidadã a partir da construção do Conhecimento Histórico que se faz possível através da inteligibilidade dos conceitos históricos trazidos nos livros didáticos. Nesse contexto, discutiremos as contribuição e dificuldades de se trabalhar com o livro didático na atualidade, tendo em vista que da forma que se apresentam, de forma resumida e sem muitas explicações, dificulta o entendimento e provoca o desinteresse por parte do aluno, comprometendo a construção do Conhecimento Histórico, muito embora ainda seja um dos recursos didáticos mais utilizados no processo ensino-aprendizagem. Assim, acreditamos que atuação crítico-cidadão só se fará possível a partir de uma educação de qualidade, a qual perpassa por investimento em qualificação profissional e novas abordagens didático-pedagógicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 9 | pt_BR |
dc.title | A inteligibilidade dos conceitos históricos nos livros didáticos: um pré-requisito para a construção do conhecimento histórico e para formação cidadã. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40325 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-14T15:49:07Z | - |
dc.date.available | 2025-02-14 | - |
dc.date.available | 2025-02-14T15:49:07Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento histórico | pt_BR |
dc.subject | História e formação cidadã | pt_BR |
dc.subject | Formação cidadã | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos de História | pt_BR |
dc.subject | Inteligibilidade - conceitos históricos | pt_BR |
dc.subject | Conceitos históricos | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Historical knowledge | pt_BR |
dc.subject | History and citizenship education | pt_BR |
dc.subject | Citizenship education | pt_BR |
dc.subject | History textbooks | pt_BR |
dc.subject | Intelligibility - historical concepts | pt_BR |
dc.subject | Historical concepts | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ANDRADE, Alessandra Michelle Alvares. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The intelligibility of historical concepts in textbooks: a prerequisite for the construction of historical knowledge and citizenship formation. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Alessandra Michelle Alvares. A inteligibilidade dos conceitos históricos nos livros didáticos: um pré-requisito para a construção do conhecimento histórico e para formação cidadã. In: IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS. 9., 2017, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. Sessão coordenada: “Ensino de História”. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40325 | pt_BR |
dc.contributor.event | IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS. | - |
Appears in Collections: | Sessão Coordenada "Ensino de História" |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALESSANDRA MICHELLE ALVARES ANDRADE23. - IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA SC2 CFP 2017.pdf | Alessandra Michelle Alvares Andrade - IX Semana Nacional de História - SC02 CFP 2017 | 213.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.