Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40325
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo discutir a formação cidadã a partir da construção do Conhecimento Histórico que se faz possível através da inteligibilidade dos conceitos históricos trazidos nos livros didáticos. Nesse contexto, discutiremos as contribuição e dificuldades de se trabalhar com o livro didático na atualidade, tendo em vista que da forma que se apresentam, de forma resumida e sem muitas explicações, dificulta o entendimento e provoca o desinteresse por parte do aluno, comprometendo a construção do Conhecimento Histórico, muito embora ainda seja um dos recursos didáticos mais utilizados no processo ensino-aprendizagem. Assim, acreditamos que atuação crítico-cidadão só se fará possível a partir de uma educação de qualidade, a qual perpassa por investimento em qualificação profissional e novas abordagens didático-pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue9pt_BR
dc.titleA inteligibilidade dos conceitos históricos nos livros didáticos: um pré-requisito para a construção do conhecimento histórico e para formação cidadã.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40325-
dc.date.accessioned2025-02-14T15:49:07Z-
dc.date.available2025-02-14-
dc.date.available2025-02-14T15:49:07Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectConhecimento históricopt_BR
dc.subjectHistória e formação cidadãpt_BR
dc.subjectFormação cidadãpt_BR
dc.subjectLivros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectInteligibilidade - conceitos históricospt_BR
dc.subjectConceitos históricospt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistorical knowledgept_BR
dc.subjectHistory and citizenship educationpt_BR
dc.subjectCitizenship educationpt_BR
dc.subjectHistory textbookspt_BR
dc.subjectIntelligibility - historical conceptspt_BR
dc.subjectHistorical conceptspt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Alessandra Michelle Alvares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe intelligibility of historical concepts in textbooks: a prerequisite for the construction of historical knowledge and citizenship formation.pt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Alessandra Michelle Alvares. A inteligibilidade dos conceitos históricos nos livros didáticos: um pré-requisito para a construção do conhecimento histórico e para formação cidadã. In: IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS. 9., 2017, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. Sessão coordenada: “Ensino de História”. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40325pt_BR
dc.contributor.eventIX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS.-
Appears in Collections:Sessão Coordenada "Ensino de História"

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALESSANDRA MICHELLE ALVARES ANDRADE23. - IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA SC2 CFP 2017.pdfAlessandra Michelle Alvares Andrade - IX Semana Nacional de História - SC02 CFP 2017213.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.