Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40325
Title: | A inteligibilidade dos conceitos históricos nos livros didáticos: um pré-requisito para a construção do conhecimento histórico e para formação cidadã. |
Other Titles: | The intelligibility of historical concepts in textbooks: a prerequisite for the construction of historical knowledge and citizenship formation. |
???metadata.dc.creator???: | ANDRADE, Alessandra Michelle Alvares. |
Keywords: | Conhecimento histórico;História e formação cidadã;Formação cidadã;Livros didáticos de História;Inteligibilidade - conceitos históricos;Conceitos históricos;Tecnologia;Ensino de História;Historical knowledge;History and citizenship education;Citizenship education;History textbooks;Intelligibility - historical concepts;Historical concepts;Technology;History teaching |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ANDRADE, Alessandra Michelle Alvares. A inteligibilidade dos conceitos históricos nos livros didáticos: um pré-requisito para a construção do conhecimento histórico e para formação cidadã. In: IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - NOVAS EPISTEMES: ESPAÇO, COMUNIDADES E ETNIAS. 9., 2017, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2017. Sessão coordenada: “Ensino de História”. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40325 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho tem o objetivo discutir a formação cidadã a partir da construção do Conhecimento Histórico que se faz possível através da inteligibilidade dos conceitos históricos trazidos nos livros didáticos. Nesse contexto, discutiremos as contribuição e dificuldades de se trabalhar com o livro didático na atualidade, tendo em vista que da forma que se apresentam, de forma resumida e sem muitas explicações, dificulta o entendimento e provoca o desinteresse por parte do aluno, comprometendo a construção do Conhecimento Histórico, muito embora ainda seja um dos recursos didáticos mais utilizados no processo ensino-aprendizagem. Assim, acreditamos que atuação crítico-cidadão só se fará possível a partir de uma educação de qualidade, a qual perpassa por investimento em qualificação profissional e novas abordagens didático-pedagógicas. |
Keywords: | Conhecimento histórico História e formação cidadã Formação cidadã Livros didáticos de História Inteligibilidade - conceitos históricos Conceitos históricos Tecnologia Ensino de História Historical knowledge History and citizenship education Citizenship education History textbooks Intelligibility - historical concepts Historical concepts Technology History teaching |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40325 |
Appears in Collections: | Sessão Coordenada "Ensino de História" |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALESSANDRA MICHELLE ALVARES ANDRADE23. - IX SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA SC2 CFP 2017.pdf | Alessandra Michelle Alvares Andrade - IX Semana Nacional de História - SC02 CFP 2017 | 213.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.