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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40324
Title: | A concessão do aeroporto de Campina Grande: uma análise sob a ótica da teoria do contrato incompleto e da teoria dos custos de transação. |
Other Titles: | The Campina Grande airport concession: an analysis from the perspective of incomplete contract theory and transaction cost theory. |
???metadata.dc.creator???: | BARBOSA, Fellipe Augusto de Melo. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | BERTUSSI, Geovana Lorena. |
Keywords: | Concessão aeroportuária;Campina Grande-PB;Aeroporto de Campina Grande;Presidente João Suassuna;Análise de contrato;Demanda de passageiros;Alocação de riscos;Airport concession;Campina Grande-PB;Campina Grande airport;President João Suassuna;Contract analysis;Passenger demand;Risk allocation |
Issue Date: | 4-Nov-2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BARBOSA, Fellipe Augusto de Melo. A concessão do aeroporto de Campina Grande: uma análise sob a ótica da teoria do contrato incompleto e da teoria dos custos de transação. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O trabalho tem como objetivo investigar o processo de concessão do Aeroporto de Campina Grande à luz da Teoria do Contrato Incompleto e da Teoria dos Custos de Transação. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem exploratória qualitativa, utilizando Análise Documental e revisão bibliográfica. Foram analisados os estudos pré-concessão denominados Estudo de Mercado e Estudos de Engenharia e Afins e o contrato de concessão Contrato n° 001/ANAC/2019 3 Nordeste, além de dados reais disponíveis no Sistema Hórus. Os principais resultados indicam que a concessão do Aeroporto de Campina Grande, classificado como regional e deficitário, enfrentou desafios devido à sua infraestrutura e movimentação de passageiros inferiores aos aeroportos vizinhos. A análise revelou que as melhorias na infraestrutura previstas foram cumpridas pela concessionária, mas a demanda de passageiros e a influência política local impactaram o desenvolvimento do contrato. A intervenção dos governos estadual e municipal, através de incentivos fiscais e promoção turística, foi crucial para o aumento do fluxo de passageiros, superando as projeções iniciais. Conclui-se que a alocação de riscos é essencial para a sustentabilidade das concessões aeroportuárias regionais. A pesquisa destaca ainda a importância da regulação estatal e da flexibilidade contratual para lidar com incertezas e garantir o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. A continuidade dos estudos é recomendada para explorar o cenário pós-concessão e as ações de promoção e desenvolvimento realizadas pelos governos estadual e municipal frente às concessões de aeroportos deficitários e regionais. |
Abstract: | The objective of this research is to investigate the concession process of Campina Grande Airport in light of the Incomplete Contract Theory and the Transaction Cost Theory. Methodologically, the research adopts a qualitative exploratory approach, using Document Analysis and literature review. The pre-concession studies, named Market Study and Engineering and Related Studies and the Concession Contract nº 001/ANAC/2019 3 Nordeste, as well as real data available in the Hórus System, were analyzed. The main results indicate that the concession of Campina Grande Airport, classified as regional and deficit, faced challenges due to its infrastructure and passenger movement being inferior to neighboring airports. The analysis revealed that the infrastructure improvements planned were fulfilled by the concessionaire, but passenger demand and local political influence impacted the contract9s development. The intervention of state and municipal governments, through tax incentives and tourism promotion, was crucial for increasing passenger flow, surpassing initial projections. It is concluded that risk allocation is essential for the sustainability of regional airport concessions. The research also highlights the importance of state regulation and contractual flexibility to deal with uncertainties and ensure the economic-financial balance of the contract. Continuation of studies is recommended to explore the post-concession scenario and the promotion and development actions carried out by state and municipal governments in the face of deficit and regional airport concessions. |
Keywords: | Concessão aeroportuária Campina Grande-PB Aeroporto de Campina Grande Presidente João Suassuna Análise de contrato Demanda de passageiros Alocação de riscos Airport concession Campina Grande-PB Campina Grande airport President João Suassuna Contract analysis Passenger demand Risk allocation |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Administração. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40324 |
Appears in Collections: | Mestrado em Administração |
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FELLIPE AUGUSTO DE MELO BARBOSA - DISSERTAÇÃO (PPGA) 2024.pdf | 812.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
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