Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40324
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARBOSA, F. A. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1033491394253113pt_BR
dc.contributor.advisor1CORREIA, Suzanne Érica Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDCORREIA, S. É. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0431849242809370pt_BR
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.-
dc.contributor.referee2BERTUSSI, Geovana Lorena.-
dc.description.resumoO trabalho tem como objetivo investigar o processo de concessão do Aeroporto de Campina Grande à luz da Teoria do Contrato Incompleto e da Teoria dos Custos de Transação. Metodologicamente, a pesquisa adota uma abordagem exploratória qualitativa, utilizando Análise Documental e revisão bibliográfica. Foram analisados os estudos pré-concessão denominados Estudo de Mercado e Estudos de Engenharia e Afins e o contrato de concessão Contrato n° 001/ANAC/2019 3 Nordeste, além de dados reais disponíveis no Sistema Hórus. Os principais resultados indicam que a concessão do Aeroporto de Campina Grande, classificado como regional e deficitário, enfrentou desafios devido à sua infraestrutura e movimentação de passageiros inferiores aos aeroportos vizinhos. A análise revelou que as melhorias na infraestrutura previstas foram cumpridas pela concessionária, mas a demanda de passageiros e a influência política local impactaram o desenvolvimento do contrato. A intervenção dos governos estadual e municipal, através de incentivos fiscais e promoção turística, foi crucial para o aumento do fluxo de passageiros, superando as projeções iniciais. Conclui-se que a alocação de riscos é essencial para a sustentabilidade das concessões aeroportuárias regionais. A pesquisa destaca ainda a importância da regulação estatal e da flexibilidade contratual para lidar com incertezas e garantir o equilíbrio econômico-financeiro do contrato. A continuidade dos estudos é recomendada para explorar o cenário pós-concessão e as ações de promoção e desenvolvimento realizadas pelos governos estadual e municipal frente às concessões de aeroportos deficitários e regionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração.pt_BR
dc.titleA concessão do aeroporto de Campina Grande: uma análise sob a ótica da teoria do contrato incompleto e da teoria dos custos de transação.pt_BR
dc.date.issued2024-11-04-
dc.description.abstractThe objective of this research is to investigate the concession process of Campina Grande Airport in light of the Incomplete Contract Theory and the Transaction Cost Theory. Methodologically, the research adopts a qualitative exploratory approach, using Document Analysis and literature review. The pre-concession studies, named Market Study and Engineering and Related Studies and the Concession Contract nº 001/ANAC/2019 3 Nordeste, as well as real data available in the Hórus System, were analyzed. The main results indicate that the concession of Campina Grande Airport, classified as regional and deficit, faced challenges due to its infrastructure and passenger movement being inferior to neighboring airports. The analysis revealed that the infrastructure improvements planned were fulfilled by the concessionaire, but passenger demand and local political influence impacted the contract9s development. The intervention of state and municipal governments, through tax incentives and tourism promotion, was crucial for increasing passenger flow, surpassing initial projections. It is concluded that risk allocation is essential for the sustainability of regional airport concessions. The research also highlights the importance of state regulation and contractual flexibility to deal with uncertainties and ensure the economic-financial balance of the contract. Continuation of studies is recommended to explore the post-concession scenario and the promotion and development actions carried out by state and municipal governments in the face of deficit and regional airport concessions.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40324-
dc.date.accessioned2025-02-14T14:09:37Z-
dc.date.available2025-02-14-
dc.date.available2025-02-14T14:09:37Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectConcessão aeroportuáriapt_BR
dc.subjectCampina Grande-PBpt_BR
dc.subjectAeroporto de Campina Grandept_BR
dc.subjectPresidente João Suassunapt_BR
dc.subjectAnálise de contratopt_BR
dc.subjectDemanda de passageirospt_BR
dc.subjectAlocação de riscospt_BR
dc.subjectAirport concessionpt_BR
dc.subjectCampina Grande-PBpt_BR
dc.subjectCampina Grande airportpt_BR
dc.subjectPresident João Suassunapt_BR
dc.subjectContract analysispt_BR
dc.subjectPassenger demandpt_BR
dc.subjectRisk allocationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARBOSA, Fellipe Augusto de Melo.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Campina Grande airport concession: an analysis from the perspective of incomplete contract theory and transaction cost theory.pt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Fellipe Augusto de Melo. A concessão do aeroporto de Campina Grande: uma análise sob a ótica da teoria do contrato incompleto e da teoria dos custos de transação. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELLIPE AUGUSTO DE MELO BARBOSA - DISSERTAÇÃO (PPGA) 2024.pdf812.18 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.