Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40273
Title: O ciclo reprodutivo da cebola em torno do açude de Boqueirão PB: uma proposta metodológica para o ensino de Sociologia através da aula de campo.
Other Titles: The reproductive cycle of onion around the Boqueirão PB reservoir: a methodological proposal for teaching Sociology through field classes.
???metadata.dc.creator???: MONTEIRO, Paulo da Mata.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: TORRES, Denise Xavier.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
Keywords: Ensino de Sociologia;Açude de Boqueirão PB;Aula d e campo;Cebola ciclo reprodutivo;Intervenção pedagógica;Trabalho e meio ambiente;Teaching Sociology;Boqueirão Reservoir, PB;Field class;Onion reproductive cycle;Pedagogical intervention;Work and environment
Issue Date: 14-Oct-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MONTEIRO, Paulo da Mata. O ciclo reprodutivo da cebola em torno do açude de Boqueirão PB: uma proposta metodológica para o ensino de Sociologia através da aula de campo. 2024. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40273
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho que ora se apresenta é o resultado da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia (PROFSOCIO-UFCG), através da realização de uma intervenção pedagógica, por meio da aula de campo no ciclo produtivo da Cebola no entorno do Açude Epitácio Pessoa – Boqueirão – PB, com a temática “Trabalho e Meio Ambiente”, na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Conselheiro José Braz do Rêgo, na cidade de Boqueirão-PB. A aula de campo tem se apresentado como uma importante ferramenta para facilitar o aprendizado no ensino de Sociologia e superar as lacunas deixadas pelas práticas do ensino tradicional. Assim, esta intervenção teve como objetivo elaborar e realizar uma aula de campo no ensino de Sociologia para tratar da temática “Trabalho” com os alunos da 2ª série do Ensino Médio. Para esta pesquisa utilizamos os pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, foi utilizado também com meio de coleta de dados os relatos produzidos pelos alunos a partir dos cadernos de campo. Ainda utilizamos a coleta de informações por meio do formulário eletrônico com os alunos, visando conhecer a situação da Escola e a realidade sociocultural dos estudantes. Durante a realização da pesquisa, verificamos que a aula de campo pautada corretamente no ensino de Sociologia, pode trazer elementos importantes para uma aprendizagem significativa nas aulas da educação básica. Quanto a escolha da temática “Trabalho”, abordada na intervenção, mostrou-se de forma adequada para a aula de campo e sua relação com os objetos de conhecimento de Sociologia da 2ª série do Ensino Médio.
Abstract: The work presented here is the result of research carried out in the Professional Master’s in Sociology Teaching (PROFSOCIO-UFCG), through the implementation of a pedagogical intervention through field classes in the Cebola production cycle around the Epitácio Pessoa Dam – Boqueirão – PB, with the theme “Work and Environment” at the Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Conselheiro José Braz do Rêgo in the city of Boqueirão-PB. The field classes has been presented as an important tool to facilitate learning in Sociology teaching and overcome the gaps left by traditional teaching practices. Therefore, this intervention aims to develop and carry out a field class in the teaching of Sociology to address the theme “Work” with students in the 11th grade. For this research we used the theoretical assumptions of qualitative research, reports produced by students from field notebooks were also used as a means of data collection. We still use the collection of information through the electronic form with students, aiming to understand the situation of the School and the sociocultural reality of the students. During the research, we verified that the field class, correctly based on the teaching of Sociology, can bring important elements for meaningful learning in basic education classes. As for the choice of the theme “Work”, addressed in the intervention, it proved to be appropriate for the field class and its relationship with the objects of knowledge of Sociology in the 11th grade.
Keywords: Ensino de Sociologia
Açude de Boqueirão PB
Aula d e campo
Cebola ciclo reprodutivo
Intervenção pedagógica
Trabalho e meio ambiente
Teaching Sociology
Boqueirão Reservoir, PB
Field class
Onion reproductive cycle
Pedagogical intervention
Work and environment
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40273
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULO DA MATA MONTEIRO - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2024.pdf7.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.