Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40273
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMONTEIRO, P. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1183991881793862pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee1IDTORRES, D. X.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913539254861756pt_BR
dc.contributor.referee2MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.-
dc.contributor.referee2IDMIRANDA, M. C. G.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3255658356923420pt_BR
dc.description.resumoO trabalho que ora se apresenta é o resultado da pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia (PROFSOCIO-UFCG), através da realização de uma intervenção pedagógica, por meio da aula de campo no ciclo produtivo da Cebola no entorno do Açude Epitácio Pessoa – Boqueirão – PB, com a temática “Trabalho e Meio Ambiente”, na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Conselheiro José Braz do Rêgo, na cidade de Boqueirão-PB. A aula de campo tem se apresentado como uma importante ferramenta para facilitar o aprendizado no ensino de Sociologia e superar as lacunas deixadas pelas práticas do ensino tradicional. Assim, esta intervenção teve como objetivo elaborar e realizar uma aula de campo no ensino de Sociologia para tratar da temática “Trabalho” com os alunos da 2ª série do Ensino Médio. Para esta pesquisa utilizamos os pressupostos teóricos da pesquisa qualitativa, foi utilizado também com meio de coleta de dados os relatos produzidos pelos alunos a partir dos cadernos de campo. Ainda utilizamos a coleta de informações por meio do formulário eletrônico com os alunos, visando conhecer a situação da Escola e a realidade sociocultural dos estudantes. Durante a realização da pesquisa, verificamos que a aula de campo pautada corretamente no ensino de Sociologia, pode trazer elementos importantes para uma aprendizagem significativa nas aulas da educação básica. Quanto a escolha da temática “Trabalho”, abordada na intervenção, mostrou-se de forma adequada para a aula de campo e sua relação com os objetos de conhecimento de Sociologia da 2ª série do Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programMESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqSociologia.pt_BR
dc.titleO ciclo reprodutivo da cebola em torno do açude de Boqueirão PB: uma proposta metodológica para o ensino de Sociologia através da aula de campo.pt_BR
dc.date.issued2024-10-14-
dc.description.abstractThe work presented here is the result of research carried out in the Professional Master’s in Sociology Teaching (PROFSOCIO-UFCG), through the implementation of a pedagogical intervention through field classes in the Cebola production cycle around the Epitácio Pessoa Dam – Boqueirão – PB, with the theme “Work and Environment” at the Escola Estadual Cidadã Integral Técnica Conselheiro José Braz do Rêgo in the city of Boqueirão-PB. The field classes has been presented as an important tool to facilitate learning in Sociology teaching and overcome the gaps left by traditional teaching practices. Therefore, this intervention aims to develop and carry out a field class in the teaching of Sociology to address the theme “Work” with students in the 11th grade. For this research we used the theoretical assumptions of qualitative research, reports produced by students from field notebooks were also used as a means of data collection. We still use the collection of information through the electronic form with students, aiming to understand the situation of the School and the sociocultural reality of the students. During the research, we verified that the field class, correctly based on the teaching of Sociology, can bring important elements for meaningful learning in basic education classes. As for the choice of the theme “Work”, addressed in the intervention, it proved to be appropriate for the field class and its relationship with the objects of knowledge of Sociology in the 11th grade.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40273-
dc.date.accessioned2025-02-12T00:03:01Z-
dc.date.available2025-02-11-
dc.date.available2025-02-12T00:03:01Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectAçude de Boqueirão PBpt_BR
dc.subjectAula d e campopt_BR
dc.subjectCebola ciclo reprodutivopt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectTrabalho e meio ambientept_BR
dc.subjectTeaching Sociologypt_BR
dc.subjectBoqueirão Reservoir, PBpt_BR
dc.subjectField classpt_BR
dc.subjectOnion reproductive cyclept_BR
dc.subjectPedagogical interventionpt_BR
dc.subjectWork and environmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMONTEIRO, Paulo da Mata.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe reproductive cycle of onion around the Boqueirão PB reservoir: a methodological proposal for teaching Sociology through field classes.pt_BR
dc.identifier.citationMONTEIRO, Paulo da Mata. O ciclo reprodutivo da cebola em torno do açude de Boqueirão PB: uma proposta metodológica para o ensino de Sociologia através da aula de campo. 2024. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40273pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Sumé - CDSA - DISSERTAÇÕES

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PAULO DA MATA MONTEIRO - DISSERTAÇÃO PROFSOCIO CDSA 2024.pdf7.39 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.