Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40231
Title: Integrando a realidade ao ensino: jornal geográfico e a compreensão do clima no semiárido nordestino.
Other Titles: Integrating reality into teaching: geographic journal and understanding the climate in the semi-arid northeast.
???metadata.dc.creator???: VIEIRA, Maria Vitória Avelino.
SANTOS, Isabela Araujo dos.
Keywords: Jornal Geográfico;Ensino de Geografia;Semiárido nordestino - Geografia;Clima - semiárido nordestino;Ferramenta pedagógica;Ensino de clima tempo;Geographical Journal;Teaching Geography;Northeastern Semi-Arid Region - Geography;Pedagogical tool;Teaching climate and weather
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: VIEIRA, Maria Vitória Avelino; SANTOS, Isabela Araujo dos. Integrando a realidade ao ensino: jornal geográfico e a compreensão do clima no semiárido nordestino. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Sessão Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40231
???metadata.dc.description.resumo???: presente trabalho aborda a utilização do jornal geográfico como ferramenta pedagógica para o ensino de clima e tempo, com ênfase no semiárido nordestino, destinado a alunos da educação básica no ensino médio. A pesquisa evidencia que a integração do jornal geográfico enriquece o aprendizado ao conectar os conceitos de clima e tempo à vivência dos estudantes na região semiárida. Por meio de reportagens, análises e imagens, os alunos podem compreender de maneira tangível os desafios climáticos enfrentados por suas comunidades. Essa abordagem não apenas contribui com o engajamento dos alunos, como também promove um aprendizado mais contextualizado, aumentando a conscientização sobre a importância de conhecer e compreender as dinâmicas do clima local fomentando a discussão, o pensamento crítico e a tomada de consciência sobre os desafios enfrentados na região.
Keywords: Jornal Geográfico
Ensino de Geografia
Semiárido nordestino - Geografia
Clima - semiárido nordestino
Ferramenta pedagógica
Ensino de clima tempo
Geographical Journal
Teaching Geography
Northeastern Semi-Arid Region - Geography
Pedagogical tool
Teaching climate and weather
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40231
Appears in Collections:Seção Coordenada de Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INTEGRANDO A REALIDADE AO ENSINO - XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC ENSINO CFP 2023.pdfIntegrando a realidade ao ensino: jornal geográfico e a compreensão do clima no semiárido nordestino. - XIII Semana Nacional de História SC de Ensino CFP 2023.364.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.