Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40231
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumopresente trabalho aborda a utilização do jornal geográfico como ferramenta pedagógica para o ensino de clima e tempo, com ênfase no semiárido nordestino, destinado a alunos da educação básica no ensino médio. A pesquisa evidencia que a integração do jornal geográfico enriquece o aprendizado ao conectar os conceitos de clima e tempo à vivência dos estudantes na região semiárida. Por meio de reportagens, análises e imagens, os alunos podem compreender de maneira tangível os desafios climáticos enfrentados por suas comunidades. Essa abordagem não apenas contribui com o engajamento dos alunos, como também promove um aprendizado mais contextualizado, aumentando a conscientização sobre a importância de conhecer e compreender as dinâmicas do clima local fomentando a discussão, o pensamento crítico e a tomada de consciência sobre os desafios enfrentados na região.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqGeografia.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleIntegrando a realidade ao ensino: jornal geográfico e a compreensão do clima no semiárido nordestino.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40231-
dc.date.accessioned2025-02-06T21:14:28Z-
dc.date.available2025-02-06-
dc.date.available2025-02-06T21:14:28Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectJornal Geográficopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectSemiárido nordestino - Geografiapt_BR
dc.subjectClima - semiárido nordestinopt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino de clima tempopt_BR
dc.subjectGeographical Journalpt_BR
dc.subjectTeaching Geographypt_BR
dc.subjectNortheastern Semi-Arid Region - Geographypt_BR
dc.subjectPedagogical toolpt_BR
dc.subjectTeaching climate and weatherpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVIEIRA, Maria Vitória Avelino.-
dc.creatorSANTOS, Isabela Araujo dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIntegrating reality into teaching: geographic journal and understanding the climate in the semi-arid northeast.pt_BR
dc.identifier.citationVIEIRA, Maria Vitória Avelino; SANTOS, Isabela Araujo dos. Integrando a realidade ao ensino: jornal geográfico e a compreensão do clima no semiárido nordestino. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Sessão Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40231pt_BR
dc.contributor.eventXIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES.-
Appears in Collections:Seção Coordenada de Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
INTEGRANDO A REALIDADE AO ENSINO - XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC ENSINO CFP 2023.pdfIntegrando a realidade ao ensino: jornal geográfico e a compreensão do clima no semiárido nordestino. - XIII Semana Nacional de História SC de Ensino CFP 2023.364.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.