Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40223
Title: | O uso da memória como fonte para o ensino de história: a ditadura militar no Brasil em questão, relação ensino e aprendizagem no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB. |
Other Titles: | The use of memory as a source for teaching history: the military dictatorship in Brazil in question, teaching and learning relationship at Colégio Masters Gold in Cajazeiras-PB. |
???metadata.dc.creator???: | DANTAS, Djalma Luiz do Nascimento TRIGUEIRO, Lindemberg Cavalcante |
Keywords: | Memória;Ditadura militar - Brasil;Direitos humanos;Colégio Masters Gold - Cajazeiras - PB;Relação aluno e professor - Ensino Médio;História do Brasil - ditadura militar;Memory;Military dictatorship - Brazil;Human rights;Colégio Masters Gold - Cajazeiras - PB;Student and teacher relationship - High School;History of Brazil - military dictatorship |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | DANTAS, Djalma Luiz do Nascimento; TRIGUEIRO, Lindemberg Cavalcante. O uso da memória como fonte para o ensino de história: a ditadura militar no Brasil em questão, relação ensino e aprendizagem no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Seção Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40223 |
???metadata.dc.description.resumo???: | : O presente trabalho busca apresentar o processo de construção de saberes históricos vivenciados por meio da memória, agora reivindicada para construção deste artigo, tendo a memória como fonte histórica (LE GOFF, 2013) a ser utilizada como saberes na escola. Visa apresentar a relação entre aluno e professor durante o Ensino Médio no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB, no período de 2019 a 2021. Como plano de fundo das discussões estão as reflexões de como a memória das vítimas da ditadura podem ser estudadas em contexto escolar, de modo a serem metodologicamente problematizadas com propósito de atingir a consciência histórica (CERRI, 2011) sobre o tema. Problematizando esses temas sensíveis acreditamos ser possível construir um ensino de história vultoso para uma cultura de respeito à vida e aos Direitos Humanos. |
Keywords: | Memória Ditadura militar - Brasil Direitos humanos Colégio Masters Gold - Cajazeiras - PB Relação aluno e professor - Ensino Médio História do Brasil - ditadura militar Memory Military dictatorship - Brazil Human rights Colégio Masters Gold - Cajazeiras - PB Student and teacher relationship - High School History of Brazil - military dictatorship |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40223 |
Appears in Collections: | Seção Coordenada de Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O USO DA MEMÓRIA COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA - XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC ENSINO CFP 2023.pdf | O uso da memória como fonte para o ensino de história: a ditadura militar no Brasil em questão, relação ensino e aprendizagem no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB - XIII Semana Nacional de História - CS Ensino CFP 2023. | 445.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.