Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40223
Title: O uso da memória como fonte para o ensino de história: a ditadura militar no Brasil em questão, relação ensino e aprendizagem no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB.
Other Titles: The use of memory as a source for teaching history: the military dictatorship in Brazil in question, teaching and learning relationship at Colégio Masters Gold in Cajazeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Djalma Luiz do Nascimento
TRIGUEIRO, Lindemberg Cavalcante
Keywords: Memória;Ditadura militar - Brasil;Direitos humanos;Colégio Masters Gold - Cajazeiras - PB;Relação aluno e professor - Ensino Médio;História do Brasil - ditadura militar;Memory;Military dictatorship - Brazil;Human rights;Colégio Masters Gold - Cajazeiras - PB;Student and teacher relationship - High School;History of Brazil - military dictatorship
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Djalma Luiz do Nascimento; TRIGUEIRO, Lindemberg Cavalcante. O uso da memória como fonte para o ensino de história: a ditadura militar no Brasil em questão, relação ensino e aprendizagem no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Seção Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40223
???metadata.dc.description.resumo???: : O presente trabalho busca apresentar o processo de construção de saberes históricos vivenciados por meio da memória, agora reivindicada para construção deste artigo, tendo a memória como fonte histórica (LE GOFF, 2013) a ser utilizada como saberes na escola. Visa apresentar a relação entre aluno e professor durante o Ensino Médio no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB, no período de 2019 a 2021. Como plano de fundo das discussões estão as reflexões de como a memória das vítimas da ditadura podem ser estudadas em contexto escolar, de modo a serem metodologicamente problematizadas com propósito de atingir a consciência histórica (CERRI, 2011) sobre o tema. Problematizando esses temas sensíveis acreditamos ser possível construir um ensino de história vultoso para uma cultura de respeito à vida e aos Direitos Humanos.
Keywords: Memória
Ditadura militar - Brasil
Direitos humanos
Colégio Masters Gold - Cajazeiras - PB
Relação aluno e professor - Ensino Médio
História do Brasil - ditadura militar
Memory
Military dictatorship - Brazil
Human rights
Colégio Masters Gold - Cajazeiras - PB
Student and teacher relationship - High School
History of Brazil - military dictatorship
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
História.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40223
Appears in Collections:Seção Coordenada de Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O USO DA MEMÓRIA COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA - XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC ENSINO CFP 2023.pdfO uso da memória como fonte para o ensino de história: a ditadura militar no Brasil em questão, relação ensino e aprendizagem no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB - XIII Semana Nacional de História - CS Ensino CFP 2023.445.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.