Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40223
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumo: O presente trabalho busca apresentar o processo de construção de saberes históricos vivenciados por meio da memória, agora reivindicada para construção deste artigo, tendo a memória como fonte histórica (LE GOFF, 2013) a ser utilizada como saberes na escola. Visa apresentar a relação entre aluno e professor durante o Ensino Médio no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB, no período de 2019 a 2021. Como plano de fundo das discussões estão as reflexões de como a memória das vítimas da ditadura podem ser estudadas em contexto escolar, de modo a serem metodologicamente problematizadas com propósito de atingir a consciência histórica (CERRI, 2011) sobre o tema. Problematizando esses temas sensíveis acreditamos ser possível construir um ensino de história vultoso para uma cultura de respeito à vida e aos Direitos Humanos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleO uso da memória como fonte para o ensino de história: a ditadura militar no Brasil em questão, relação ensino e aprendizagem no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40223-
dc.date.accessioned2025-02-06T19:26:33Z-
dc.date.available2025-02-06-
dc.date.available2025-02-06T19:26:33Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDitadura militar - Brasilpt_BR
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectColégio Masters Gold - Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectRelação aluno e professor - Ensino Médiopt_BR
dc.subjectHistória do Brasil - ditadura militarpt_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subjectMilitary dictatorship - Brazilpt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectColégio Masters Gold - Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectStudent and teacher relationship - High Schoolpt_BR
dc.subjectHistory of Brazil - military dictatorshippt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Djalma Luiz do Nascimento-
dc.creatorTRIGUEIRO, Lindemberg Cavalcante-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe use of memory as a source for teaching history: the military dictatorship in Brazil in question, teaching and learning relationship at Colégio Masters Gold in Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Djalma Luiz do Nascimento; TRIGUEIRO, Lindemberg Cavalcante. O uso da memória como fonte para o ensino de história: a ditadura militar no Brasil em questão, relação ensino e aprendizagem no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Seção Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40223pt_BR
dc.contributor.eventXIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES.-
Appears in Collections:Seção Coordenada de Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O USO DA MEMÓRIA COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA - XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC ENSINO CFP 2023.pdfO uso da memória como fonte para o ensino de história: a ditadura militar no Brasil em questão, relação ensino e aprendizagem no Colégio Masters Gold em Cajazeiras-PB - XIII Semana Nacional de História - CS Ensino CFP 2023.445.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.