Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40222
Title: | Ensinar história numa perspectiva inclusiva: discussões acerca da educação de surdos numa escola estadual de Cajazeiras/PB. |
Other Titles: | Teaching history from an inclusive perspective: discussions about the education of deaf people in a state school in Cajazeiras/PB. |
???metadata.dc.creator???: | AQUINO, Jefferson Fernandes de. |
Keywords: | Educação de surdos;Educação inclusiva;Surdos - ensino de História;Ensino de História;Educação especial;Dicionário de conceitos históricos;PróHistória - Cajazeiras - PB;Prática pedagógica - História;Education of the deaf;Inclusive education;Deaf people - teaching History;History teaching;Special education;Dictionary of historical concepts;PróHistória - Cajazeiras - PB;Pedagogical practice - History |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | AQUINO, Jefferson Fernandes de. Ensinar história numa perspectiva inclusiva: discussões acerca da educação de surdos numa escola estadual de Cajazeiras/PB. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Seção Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40222 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Educar, numa perspectiva inclusiva, traz consigo desafios que são naturalmente marcados por um histórico de lutas e de conquistas por direitos. Neste sentido, olhar para uma escola inclusiva é enxergar, no futuro uma sociedade cada vez mais igualitária. A nossa pesquisa parte de uma inquietação, oriunda da nossa vivência em sala de aula, quando com contato com alunos surdos. Em suma, pauta-se no questionamento latente de “como trabalhar os conteúdos de História na educação básica para o público surdo e ouvinte?”. E, com vistas a responder a tal questionamento, o desenvolvimento, em sala de aula, de um produto – o Diciosinalário de Conceitos Históricos – reúne o trato dos saberes previstos no currículo de História para o Ensino Médio – especificamente a 3ª série – considerando, para além dos saberes prévios, dos saberes já assimilados, metodologias que visem a inclusão dos alunos com surdez. O presente estudo, portanto, fruto dos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Pro História, em uma Escola pública na cidade de Cajazeiras/PB, tem por objetivo refletir no tocante ao ensino de História a alunos surdos e ouvintes numa perspectiva inclusiva. Consideramos, portanto, que as reflexões presentes neste estudo possibilitarão uma reflexão no tocante a educação de surdos e o ensino de História. |
Keywords: | Educação de surdos Educação inclusiva Surdos - ensino de História Ensino de História Educação especial Dicionário de conceitos históricos PróHistória - Cajazeiras - PB Prática pedagógica - História Education of the deaf Inclusive education Deaf people - teaching History History teaching Special education Dictionary of historical concepts PróHistória - Cajazeiras - PB Pedagogical practice - History |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40222 |
Appears in Collections: | Seção Coordenada de Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENSINAR HISTÓRIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA - XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC ENSINO CFP 2023.pdf | Ensinar história numa perspectiva inclusiva: discussões acerca da educação de surdos numa escola estadual de Cajazeiras/PB. - XIII Semana Nacional de História SC de Ensino CFP 2023. | 745.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.