Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40222
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Educar, numa perspectiva inclusiva, traz consigo desafios que são naturalmente marcados por um histórico de lutas e de conquistas por direitos. Neste sentido, olhar para uma escola inclusiva é enxergar, no futuro uma sociedade cada vez mais igualitária. A nossa pesquisa parte de uma inquietação, oriunda da nossa vivência em sala de aula, quando com contato com alunos surdos. Em suma, pauta-se no questionamento latente de “como trabalhar os conteúdos de História na educação básica para o público surdo e ouvinte?”. E, com vistas a responder a tal questionamento, o desenvolvimento, em sala de aula, de um produto – o Diciosinalário de Conceitos Históricos – reúne o trato dos saberes previstos no currículo de História para o Ensino Médio – especificamente a 3ª série – considerando, para além dos saberes prévios, dos saberes já assimilados, metodologias que visem a inclusão dos alunos com surdez. O presente estudo, portanto, fruto dos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Pro História, em uma Escola pública na cidade de Cajazeiras/PB, tem por objetivo refletir no tocante ao ensino de História a alunos surdos e ouvintes numa perspectiva inclusiva. Consideramos, portanto, que as reflexões presentes neste estudo possibilitarão uma reflexão no tocante a educação de surdos e o ensino de História. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 13 | pt_BR |
dc.title | Ensinar história numa perspectiva inclusiva: discussões acerca da educação de surdos numa escola estadual de Cajazeiras/PB. | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40222 | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-06T19:18:34Z | - |
dc.date.available | 2025-02-06 | - |
dc.date.available | 2025-02-06T19:18:34Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Surdos - ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Dicionário de conceitos históricos | pt_BR |
dc.subject | PróHistória - Cajazeiras - PB | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica - História | pt_BR |
dc.subject | Education of the deaf | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Deaf people - teaching History | pt_BR |
dc.subject | History teaching | pt_BR |
dc.subject | Special education | pt_BR |
dc.subject | Dictionary of historical concepts | pt_BR |
dc.subject | PróHistória - Cajazeiras - PB | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical practice - History | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | AQUINO, Jefferson Fernandes de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching history from an inclusive perspective: discussions about the education of deaf people in a state school in Cajazeiras/PB. | pt_BR |
dc.identifier.citation | AQUINO, Jefferson Fernandes de. Ensinar história numa perspectiva inclusiva: discussões acerca da educação de surdos numa escola estadual de Cajazeiras/PB. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Seção Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40222 | pt_BR |
dc.contributor.event | XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. | - |
Appears in Collections: | Seção Coordenada de Ensino |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ENSINAR HISTÓRIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA - XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC ENSINO CFP 2023.pdf | Ensinar história numa perspectiva inclusiva: discussões acerca da educação de surdos numa escola estadual de Cajazeiras/PB. - XIII Semana Nacional de História SC de Ensino CFP 2023. | 745.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.