Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40222
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEducar, numa perspectiva inclusiva, traz consigo desafios que são naturalmente marcados por um histórico de lutas e de conquistas por direitos. Neste sentido, olhar para uma escola inclusiva é enxergar, no futuro uma sociedade cada vez mais igualitária. A nossa pesquisa parte de uma inquietação, oriunda da nossa vivência em sala de aula, quando com contato com alunos surdos. Em suma, pauta-se no questionamento latente de “como trabalhar os conteúdos de História na educação básica para o público surdo e ouvinte?”. E, com vistas a responder a tal questionamento, o desenvolvimento, em sala de aula, de um produto – o Diciosinalário de Conceitos Históricos – reúne o trato dos saberes previstos no currículo de História para o Ensino Médio – especificamente a 3ª série – considerando, para além dos saberes prévios, dos saberes já assimilados, metodologias que visem a inclusão dos alunos com surdez. O presente estudo, portanto, fruto dos resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Pro História, em uma Escola pública na cidade de Cajazeiras/PB, tem por objetivo refletir no tocante ao ensino de História a alunos surdos e ouvintes numa perspectiva inclusiva. Consideramos, portanto, que as reflexões presentes neste estudo possibilitarão uma reflexão no tocante a educação de surdos e o ensino de História.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleEnsinar história numa perspectiva inclusiva: discussões acerca da educação de surdos numa escola estadual de Cajazeiras/PB.pt_BR
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40222-
dc.date.accessioned2025-02-06T19:18:34Z-
dc.date.available2025-02-06-
dc.date.available2025-02-06T19:18:34Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdos - ensino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectDicionário de conceitos históricospt_BR
dc.subjectPróHistória - Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectPrática pedagógica - Históriapt_BR
dc.subjectEducation of the deafpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDeaf people - teaching Historypt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectDictionary of historical conceptspt_BR
dc.subjectPróHistória - Cajazeiras - PBpt_BR
dc.subjectPedagogical practice - Historypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAQUINO, Jefferson Fernandes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching history from an inclusive perspective: discussions about the education of deaf people in a state school in Cajazeiras/PB.pt_BR
dc.identifier.citationAQUINO, Jefferson Fernandes de. Ensinar história numa perspectiva inclusiva: discussões acerca da educação de surdos numa escola estadual de Cajazeiras/PB. In: XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES. 13., 2023, Cajazeiras - PB. Anais [...]. Cajazeiras - PB: Universidade Federal de Campina Grande, 2023. Seção Coordenada de Ensino. ISSN 2525-2836. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40222pt_BR
dc.contributor.eventXIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - OS SERTÕES EM QUESTÃO: MEMÓRIAS, REPRESENTAÇÕES E IDENTIDADES.-
Appears in Collections:Seção Coordenada de Ensino

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ENSINAR HISTÓRIA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA - XIII SEMANA NACIONAL DE HISTÓRIA - SC ENSINO CFP 2023.pdfEnsinar história numa perspectiva inclusiva: discussões acerca da educação de surdos numa escola estadual de Cajazeiras/PB. - XIII Semana Nacional de História SC de Ensino CFP 2023. 745.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.