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dc.creator.IDSOUZA, E. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6775689775933097pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Andréia Ferreira da SILVA-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7044283534835116pt_BR
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Melânia Mendonça.-
dc.contributor.referee2NARDI, Elton Luiz.-
dc.description.resumoA presente dissertação, vinculada à Linha 1. História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), tem o Pacto pela Aprendizagem na Paraíba – Pacto Soma/PB (2017 2021) como objeto de estudo. Analisa as iniciativas do Pacto Soma/PB relativas à avaliação externa, à formação continuada de professores e ao monitoramento da atuação dos professores alfabetizadores em sala de aula. Tais iniciativas se constituíram em estratégias centrais para a materialização da reconversão docente e da formação das “novas faces” dos professores nas redes públicas de ensino paraibanas. A pesquisa referencia-se no materialismo histórico-dialético, analisando as políticas educacionais implantadas no estado da Paraíba, no período de 2012 a 2021, com ênfase no Pacto Soma/PB e seu conjunto de iniciativas, considerando o contexto histórico-social de sua constituição. As seguintes categorias nortearam a investigação: a historicidade, a contradição e a totalidade. Para análise do Pacto recorreu-se às seguintes categorias de conteúdo: reconversão docente (Shiroma e Evangelista, 2003; 2008; 2015); avaliação externa (Freitas, 2005; 2007; Bonamino; Souza, 2012); formação continuada (Shiroma; Evangelista, 2008; 2015; Decker. 2015); responsabilização (Araújo, 2019; 2022; Afonso, 2009; Oliveira; Clementino, 2020); e prestação de contas (Afonso, 2009). O estudo apoiou-se em revisão bibliográfica sobre o tema proposto, com levantamento da produção acadêmica acerca das iniciativas de avaliação no Brasil e na Paraíba e da implementação dos processos de reconversão engendrados por elas. Teve como fonte principal de dados documentos legais e normativos do estado da Paraíba que criaram e instituíram o Pacto Soma/PB, selecionados por meio da coleta, revisão, organização e classificação. Com os documentos identificados e organizados em ordem cronológica, foi realizada a sintetização e análise dos dados, na busca por similaridades e contradições. A pesquisa revelou que o governo do estado da Paraíba vem atuando como educador ao disseminar o modelo da gestão gerencial nas redes municipais de ensino, contribuindo para a criação de uma ambiência favorável à inserção das políticas de avaliação externa em larga escala e de monitoramento dos resultados e do trabalho docente. Também, que as iniciativas do Pacto Soma/PB, estudadas nessa investigação, contribuíram para que processos de reconversão docente fossem implementados na educação municipal. Conclui-se que a proposta de articulação entre a avaliação externa e o monitoramento e entre avaliação, monitoramento e formação continuada dos professores estão imbricadas com vistas à constituição das “faces” de um professor desqualificado, reconvertido, avaliado, aprendiz e responsabilizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePacto pela aprendizagem na Paraíba – Pacto Soma/PB – e os processos de reconversão docente (2017-2021).pt_BR
dc.date.issued2024-05-02-
dc.description.abstractThe present dissertation, linked to Line 1: History, Politics, and Educational Management of the Graduate Program in Education at the Federal University of Campina Grande (PPGEd/UFCG), has the Pact for Learning in Paraíba – Pacto Soma/PB (2017-2021) as its object of study. It analyzes the initiatives of Pacto Soma/PB related to external evaluation, continuous teacher training, and the monitoring of literacy teachers' performance in the classroom. These initiatives served as core strategies for the realization of teacher reconversion and the formation of the “new faces” of teachers in Paraíba’s public education networks. The research is based on historical-dialectical materialism, analyzing the educational policies implemented in the state of Paraíba from 2012 to 2021, with an emphasis on Pacto Soma/PB and its set of initiatives, considering the historical-social context of its formation. The following categories guided the investigation: historicity, contradiction, and totality. For the analysis of the Pact, the following content categories were used: teacher reconversion (Shiroma and Evangelista, 2003; 2008; 2015); external evaluation (Freitas, 2005; 2007; Bonamino; Souza, 2012); continuous training (Shiroma; Evangelista, 2008; 2015; Decker, 2015); accountability (Araújo, 2019; 2022; Afonso, 2009; Oliveira; Clementino, 2020); and transparency (Afonso, 2009). The study relied on a bibliographic review of the proposed theme, with a survey of academic production regarding evaluation initiatives in Brazil and Paraíba, as well as the implementation of reconversion processes engendered by them. The primary sources of data were legal and normative documents from the state of Paraíba that created and instituted Pacto Soma/PB, selected through collection, review, organization, and classification. With the identified documents organized in chronological order, data synthesis and analysis were carried out, seeking similarities and contradictions. The research revealed that the government of the state of Paraíba has been acting as an educator by disseminating the managerial model within municipal education networks, contributing to the creation of an environment conducive to the introduction of large-scale external evaluation policies, monitoring results, and teacher work. It also showed that the initiatives of Pacto Soma/PB, studied in this investigation, contributed to the implementation of teacher reconversion processes in municipal education. It is concluded that the proposed articulation between external evaluation and monitoring, as well as between evaluation, monitoring, and continuous teacher training, are interwoven with the aim of constituting the “faces” of a teacher who is dequalified, reconverted, evaluated, a learner, and accountable.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/40143-
dc.date.accessioned2025-01-31T12:33:47Z-
dc.date.available2025-01-31-
dc.date.available2025-01-31T12:33:47Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPacto Soma/PBpt_BR
dc.subjectReconversão docentept_BR
dc.subjectAvaliação externa em larga escalapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectResponsabilizaçãopt_BR
dc.subjectPrestação de contaspt_BR
dc.subjectEducational policypt_BR
dc.subjectSoma/PB Pactpt_BR
dc.subjectTeacher conversionpt_BR
dc.subjectLarge-scale external evaluationpt_BR
dc.subjectContinuing trainingpt_BR
dc.subjectAccountabilitypt_BR
dc.subjectAccountabilitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Elizete Alves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePact for learning in Paraíba – Soma/PB Pact – and the teaching reconversion processes (2017-2021).pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Elizete Alves de. Pacto pela aprendizagem na Paraíba – Pacto Soma/PB – e os processos de reconversão docente (2017-2021). 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Acadêmico em Educação

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ELIZETE ALVES DE SOUZA - DISSERTAÇÃO (PPGEd) 2024.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


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